Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência. Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, diabetes, cardiopatias e outras doenças, é o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc. . Quais são os benefícios da atividade física? A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Uma pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida. Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.

Comentários

Por Stéfany Moreira
em 22 de Junho de 2016 às 17:12.

Comentário excelente a respeito de qualidade de vida, este é o tipo de texto que todos deveriam ler ao acordar para incentivo na busca de uma vida melhor. Muitas vezes o desânimo ou a falta de tempo nos consome não permitindo que a busca pela qualidade de vida seja em excelência, o que é uma pena. 
Mais para mudar esse quadro é que nós profissionais de educação física, nos esforçamos ao máximo com estudos e muita criatividade. 
Que em um belo dia possamos ser tão bem valorizados quanto os médicos, afinal de contas damos vida e tentamos recuperá-las.

Por Matheus Fialho Bittencourt
em 24 de Junho de 2016 às 21:33.

As pessoas devem praticar exercicios e atividades físicas constantemente, que, junto a uma boa alimentação, melhora a qualidade de vida. Hoje, há muitas pessoas obesas, muitas vezes devido à falta de praticas esportivas,e muitos hoje, deixam essas praticas como ultimo plano, muitas vezes por não terem tempo, ou ate mesmo por terem preguiça, e esse hábito deve ser deixado de lado.

Por Higor Marcos Ribeiro
em 25 de Junho de 2016 às 11:23.

O termo qualidade de vida continua na ordem do dia e representa um desafio para muitas pessoas. Utilizado para se referir às condições da vida de um indivíduo, engloba a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional. E isso pressupõe muitos aspectos, entre os quais adotarem hábitos saudáveis, reservar tempo para cultura e lazer, obter satisfação profissional e cultivar relações sociais e familiares positivas e consistentes. Focada na promoção do bem-estar, valorização da saúde e prevenção, a Revista Imagem Real traz, nesta edição, orientações para começar o novo ano de maneira mais saudável, equilibrada, com disposição, alegria e qualidade de vida.  

 

Por Nestor Jaime Castaño Serna
em 25 de Junho de 2016 às 15:45.

CAMILA parabéns pelo comentário

Quero iniciar com uma pergunta orientadora. Quando se inicia uma melhora da qualidade de vida?

Tendo em conta que o organismo esta desenhado para se mexer e realizar todo tipo de atividades com os fines mais diversos, a atividade física trabalhada desde o período de crescimento, contribuem ao desenvolvimento harmônico e equilibrado da criança. A qualidade de vida começa desde que estamos no útero, seguem a qualidade de vida de nossas mães, depois de nascer e crescer se torna num trabalho da família e das instituições escolares, em ajudar às crianças a gerar hábitos de vida saudável, não tem sentido deixar para depois, e ter que esperar uma enfermidade para enfocarmos na atividade física. Como diz ROUSSEAU “O home nasce livre e a sociedade o corrompe”. Esta frase deixa claro que na atualidade há milhes de produtos e hábitos que atentam diretamente a nossa integridade, é por isso que o profissional da EDUCAÇÃO FISICA esta na obrigação de garantir praticas de atividade física, direcionadas à melhora da qualidade de vida de seus alunos prevendo assim complicações mais adiante. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.