Fitness e Qualidade de Vida

Planejamento e a execução de programas de atividade física voltados para a manutenção da saúde e da estética de maneira segura e prazeirosa

Entrar no Grupo

Essa comunidade migrou para o Facebook. Participe: https://www.facebook.com/groups/cevfitness/

Hidratação



                                                                                   Hidratação adequada gera melhores resultados no desempenho esportivo.
   Durante a prática de atividade física, a quantidade de líquido perdido varia de pessoa para pessoa de acordo com a idade, sexo, intensidade de atividade física e ingestão de água. Estudos recentes afirmam que ao longo de um dia normal, podemos perder até 2.300 ml de água, e sob temperaturas mais elevadas esse índice pode chegar a 3.300 ml.
E para repor o liquido que foi perdido? Várias são as teorias e discussões sobre os métodos de hidratação e reidratação, deixe sua opinião sobre o assunto.

Comentários

Por Sidnéia da Silva Gomes
em 12-01-2016, às 22h04.

 A  prevenção da desidratação pela ingestão regular de líquidos é uma medida importante para assegurar o bem estar físico e mental, não somente em atletas como em todas as pessoas. Embora esse fato seja amplamente divulgado, dezenas de pessoas continuam a sofrer os efeitos da desidratação, que por vezes pode levar á morte. Dentre os efeitos provocados pela desidratação, podemos citar o aumento da osmolalidade, da concentração de sódio no plasma e a diminuição do volume plasmático (MURRAY,1997; MACHADO MOREIRA et al, 2006). Existem muitos protocolos de hidratação e reidratação, os quais podemos nos basear de acordo com o que nos é melhor aplicável e óbvio, viável. Devemos consolidar protocolos que possam atender sim nossas necessidades, mas, além disso, que possam ser seguidas por nós. Assim, escolhendo não só como hidratar-se, devemos considerar com o que hidratar-nos e quando nos hidratar-nos, do contrário, pouco adiantarão quaisquer protocolos.

Por Thiago da Costa Barros
em 14-01-2016, às 19h21.

Por Thiago da Costa Barros
em 14-01-2016, às 19h22.

Por Thiago da Costa Barros
em 14-01-2016, às 19h22.

Por Thiago da Costa Barros
em 14-01-2016, às 19h23.

Dicas de como se hidratar:

Antes do exercício: fazer uma ingestão adequada de água 24 horas antes da realização da prova ou do exercício, consumir 500 ml de água ou isotônico 2 horas antes do exercício.

Durante o exercício: se possível a cada 20min ingerir água ou isotônico.

Após o exercício: hidratar com alguma bebida isotônica, fazer uma refeição rica em carboidratos.

Assim a sua desidratação será menor, seu rendimento será maior e sua reidratação será mais rápida.

Por Caroline Hosken Caldeira
em 15-01-2016, às 15h10.

"A atualidade impulsiona-nos, quase diariamente para a prática de atividades desportivas. O apelo das marcas de vestuário desportivo, de bebidas energéticas, ou as competições que todos os dias são visíveis nos meios de comunicação, são muitas das vezes, a origem do início de exercício físico. " (Hidratação e exercício físico-http://bdigital.ufp.pt/handle/10284/4652). 

Praticantes de exercício físico leve ou intenso esquecem muitas vezes da hidratação correta, com isso recorrem a bebidas energéticas inadequadamente às necessidades do organismo, atitude que pode alterar vários processos fisiológicos e limitar a capacidade do exercício. Com isso, é necessário manter os níveis de hidro-eletrolíticos adequados em função da modalidade desportiva para se evitar a desidratação e suas consequências ao individuo.. 

Por Jáder de Souza Teodoro
em 15-01-2016, às 22h54.

Sabe-se que o uso indiscriminado de isotônicos pode sobrecarregar os rins. A cerca disso a melhor hidratação por conta de suas propriedades é a água de coco, proncipalmente no estado  natural,por contém nutrientes mineria e vitaminicos que ajudam na recomposição do organismo de forma saldável. 

Por Marielly Gomes Silva
em 16-01-2016, às 23h59.

Por Marielly Gomes Silva
em 17-01-2016, às 00h03.

É importantíssimo se manter hidratado, seja durante uma atvidade física ou no dia-a-dia. A água de coco é considerada um isotônico natural já que apresenta vários eletrólitos como sódio, potássio, fósforo e cloro por isso possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas dos minerais. É um líquido perfeito para reposição de água e eletrólitos, perdidos em atividades físicas ou na desidratação. Também possui na sua composição carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e fibras. Vale ressaltar que a água é o melhor nutriente para repor líquidos para o corpo. Não tem comparação com nenhuma outra bebida. 

Por Thiago Moraes
em 01-02-2016, às 07h20.

Sabemos que a  água é o principal elemento do corpo humano, e é essencial para que várias funções do nosso corpo sejam executadas perfeitamente. A agua interfere na nossa circulação sanguínea, na regulação do nosso metabolismo, no controle da temperatura corporal, etc. Então, é extremamente importante que o indivíduo que pratica atividades físicas regulares reponha o líquido expelido pelo corpo durante a atividade, vendo que quando o corpo está em movimento, ocorre uma elevação da temperatura do mesmo, fazendo com que a água existente seja excretada em forma de suor. Segundo (MAUGHAN & NADEL, 2000)Em média a cada hora de exercício perde-se 1 a 2 litros de líquidos". Então, conclui-se que a hidratação antes, durante e depois do exercício é sim um fator de extrema importância quando relacionado ao desempenho do indivíduo naquela atividade, e também quando associado a harmonia do corpo como um todo, pois elimina várias toxinas, melhora o sistema cardiovascular, evita sobrecarga renal, entre outros. 


 

Por Samuel Augusto Gois
em 01-02-2016, às 13h55.

Perdas de líquido desencadeiam uma diminuição do volume plasmático(parte líquida do sangue). Cada batimento cardíaco descola consequentemente um menor volume de sangue,e a eficiência do coração diminui. Ele é obrigado a bater mais rápido para irrigar de modo conveniente os tecidos. Como essa comepnsação é apenas parcial,o fluxo sanguíneo nos músculos acaba sendo reduzido,o que se traduz por uma menor entrada de oxigênio e uma eliminação menos eficaz de produtos metabólicos gerados pelas contrações repetidas. Os músculos ficam asfixiados e apresentam dificuldade de funcionar de modo aeróbio;por causa dessas dificuldades metabólicas,a temperatura corporal aumenta. Resumindo a desidratação pode ser considerada uma fadiga inútil.
As quantidades efetivamente constatadas aproximam-se de 200 a 300mL/h. Esse nível parece,de qualquer modo,corresponder à capacidade máxima do aparelho digestório de assimilar sem problemas todo esse líquido.

 

Fonte:Guia de Suplementos Alimentares para Atletas - Frédéric Delavier; Michael Gundill

Por Gabriel Rocha Maia
em 02-02-2016, às 13h22.

Por Gabriel Rocha Maia
em 02-02-2016, às 13h50.

Por Gabriel Rocha Maia
em 02-02-2016, às 13h50.

Por Larissa Vitalina de Medeiros Pires
em 02-02-2016, às 15h05.

A perda hídrica pela sudorese pode levar o organismo do praticamente de atividade física a desidratação dependedno da quantidade perdida durante a prática, a hidratação durante o exercício mantém o fluxo sanguíneo para as extremidades como membros inferiores e superiores, além de manter um melhor desempenho do corpo e prevenindo lesões. Beber água de côco é importante para hidratar para manter os níveis de água e eletrólitos corporais estáveis no organismo como também mater um bom funcionamento dos órgãos.

 

fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000600020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pthttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000600020

Por Glauber Starling de Alencar
em 15-03-2016, às 21h13.

Uma boa hidratação é fundamental para melhorar o desempenho durante a prática de atividades físicas, mas não devemos nos esquecer que não é só a água que precisa ser reposta, também devemos nos preocupar com a reposição dos eletrólitos, como potássio e sódio, carboidratos, vitaminas e sais minerais, que em baixas quantidades aumentam o surgimento da fadiga e o risco de lesão. Dessa maneira é recomendável que antes, durante e após atividades físicas de alta intensidade e/ou longa duração, principalmente, haja uma hidratação adequada, utilizando-se isotônicos, bebidas esportivas ou água de coco. É recomendado ingerir 400 a 600 ml de líquido duas horas antes do início do treino, 100 ml de água fria a cada 20 min de treino e após deve-se atentar às 2 primeiras horas pós treino, quando ocorre maior absorção de líquidos, eletrólitos, vitaminas, carboidratos e sais minerais perdidos durante a prática.

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.