Chris Gaffney, nascido nos Estados Unidos,  é autor do livro “Temples of the Earthbound Gods”, sobre a arquitetura de estádios de futebol, tratados como santuários.

É também professor visitante na Escola de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense e  pesquisa e escreve sobre os efeitos dos mega-eventos esportivos no Rio e no Brasil. (www.geostadia.blogspot.com).

Quem esta com ele à frente da organização do que estão chamando de ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO TORCEDOR é Marcos Alvito, também professor na UFF e Mestre em História Social das Idéias pela mesma universidade, além de Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.

Ambos querem construir uma organização nacional que entre nos debates com a cartolagem, entre nos estádios com faixas para a torcedor comum ver e, pelo sítio do movimento, se informar melhor sobre o que está acontecendo com a preparação da  Copa do Mundo no Brasil.

Como há pesquisadores de alto nível atrás do assunto, e pela indignação diante do que avaliam como apropriação da cultura brasileira de futebol pela grande mídia,  cartolas, FIFA e CBF,  os dois professores decidiram começar uma verdadeira  guerra de informação para tentar estabelecer um pouco de democracia no futebol brasileiro.

O movimento considera que o futebol brasileiro é um patrimônio cultural e que esse patrimônio esta sendo violado, apropriado e vendido nas formas mais diversas e perversas possíveis.

Seus lançadores, afirmam:

“Sabemos que essa organização tem a possibilidade de explodir numa rede nacional em pouco tempo. Sabemos também que estamos correndo atrás do relógio, contra os poderes já estabelecidos, e as demais forças do capital internacional”.

O endereço para quem quiser se informar e se associar é http://www.torcedores.org .

Neste domingo, no Engenhão, por ocasião do clássico entre Fluminense e Botafogo, a Associação Nacional do Torcedor dever fazer sua primeira aparição pública.

por Juca Kfouri às 12:41

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.