No dia 10/3 irá começar a vigésima edição do campeonato profissional japonês. O progresso técnico e tático é evidente, mas a revelação de talentos é baixa.

Será que o método de ensino e de treinamento nas categorias de base das equipes japonesas é falha? Será que a cultura interfere muito no desenvolvimento do futebol?

Os clubes japoneses possuem melhores estruturas que os clubes brasileiros. Os problemas sociais e de infraestrutura são infinitamente menores. Daqui alguns anos o futebol japonês poderá chegar ao patamar do futebol do Brasil?

Gostaria da opinião dos especialistas.

Obrigado,

Comentários

Por Daniel Alecksey Rodrigues Koscak
em 20 de Março de 2012 às 11:56.

Acredito que a cultura interfira de forma significativa.No Brasil, por exemplo,em muitas escolas (infelizmente), aulas de Educação Física tem como conteúdo principal, senão total, o futebol, mas de forma lúdica somente.Nas ruas ou em qualquer lugar é muito fácil de se ver campos de futebol, ou crianças jogando nas ruas,além de muitas escolinhas de iniciação nesse esporte.Então, mesmo que faltem condições adequadas, e os problemas socias e de infra estrutura sejam muito maiores, a cultura e o material humano suprem essa deficiência, ate pelo tamanho continental de nosso país.

É quase impossível entre períodios de 5 anos, não notar o surgimento de pelo menos um grande destaque em nosso futebol, de forma individual.Talvez ocorra uma evolução de forma tática no Japão, porém é necessário um intercâmbio maior (como já ocorre com comissões técnicas), pois o futebol asiático encontra-se longe dos grandes centros do futebol, e o nível dos adversários e das competições encontra-se muito abaixo dos europeus e até mesmo dos sul-americanos.

A prova de que somente dinheiro não é suficiente para fomentar um esporte de apelo não cultural pode ser claramente vista nos Emirados Árabes,Rússia e até mesmo mais recentemente na China, onde contratam-se "medalhões" de países com mais tradição no futebol, mas apenas para tentar despertar o interesse da população para o esporte em questão. Talvez essa atitude faça com que as próximas gerações tenham mais interesse, e isso faça com que se inicie um processo de mudança cultural, mas a questão não é tão simples assim.

Abraços

Por Edison Yamazaki
em 28 de Março de 2012 às 21:21.

Daniel,

Obrigado pela participação.

Lendo o seu ponto de vista, percebo ainda mais de que a cultura é importante na formação de equipes de futebol. É verdade, muitos países europeus, Emirados Árabes e Ásia, não possuem a cultura e são obrigados a injetarem grandes recursos para tentarem dispertar a atenção dos mais jovens.

Agora, essa falta de cultura futebolistica explica totalmente o baixo índice de revelações? Será que os métodos de ensinos interferem no surgimento de novos talentos?

Observo a Holanda, um país pequeno e com jogadores "de ponta" espalhados por várias equipes fortes da europa. Lá ninguém deve jogar nas ruas como no Brasil. Será que apenas a cultura futebolistica justifica tantos talentos?

Me intriga essa coisa de se formar talentos em países pobres, sem recursos, apenas com uma boa cultura.  Se assim for, os métodos de treinos devem ter pouco peso na formação dos jogadores. A brincadeira lúdica é mais importante na fase de aprendizado do que instruções pontuais.

Será que é assim?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.