O Dr. Miguel Nicolelis é um dos principais cientistas brasileiros atualmente fazendo sucesso também fora do Brasil, ele fez uma interessante analogia comparando

a consciência humana emergente com o futebol especificamente com um dos gols do Brasil na final da Copa do Mundo de 1970 contra a Itália.

Recentemente o Dr. Miguel Nicolelis tem feito palestras científicas em universidades nos Estados Unidos e vem mencionando ao público americano sobre uma suposta tentativa de golpe político da direita aqui no Brasil.

Cevnauta, acesse o link abaixo e veja só que interessante o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=5N6ZPqFEWAQ

Abraços

Comentários

Por Marcos Marques dos Santos Júnior
em 31 de Março de 2016 às 22:34.

Laercio, é muito bom contribuir com ideias ainda mais quando elas se espalham para outras áreas do CEV.

 

Roberto, isso mesmo, não desista de seus objetivos ainda mais quando são para uma causa nobre que é a educação pelo esporte.

Quando fui pesquisar sobre  a "teoria mielínica" aplicada aos esportes adivinhe o que encontrei?

Um projeto seu aqui: http://www.procrie.com.br/2015/09/11/metodologia-mielinica-o-grande-salto-26161

 

Abraços

 

 

Por Laercio Elias Pereira
em 31 de Março de 2016 às 10:51.

Marcos, Cevnautas,

Boa dica. Indexei na midiatecaCEV.

http://cev.org.br/biblioteca/o-gol-como-metafora-de-funcionamento-do-cerebro-miguel-nicolelis/

Bom exemplo de funcionamento do CEV, em que idéias e informações das comunidades viram documentos na biblioteca.

Sobre a neurociência, o nosso administrador da cevead, http://cev.org.br/comunidade/ead , 

Patrick Coquerel http://cev.org.br/qq/ludomotricidade , professor da UFRN, trabalha a sua tese de doutoramento com a equipe criada pelo Prof. Nicolelis.

Tambem estamos juntando interessados na área emergente Neurologia & Esporte, cevneuro.

Laércio

 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 31 de Março de 2016 às 17:12.

Marcos e Laércio, e toda a comunidade,

Paticipei durante dois dias do I Congesso Inernacional de Ciências da Educação, realizado no Rio nos dias 4 e 5 de julho de 2015. Não só eu, mas grande parte das professores ali presentes, externaram sua decepção ao Doutor Roberto Lent (UFRJ) quanto aos conteúdos (in)existentes para consumo da plateia. O que se viu foi uma disparada em ritmo alucinande de coisas sem valores, desprovidas muitas vezes de sentido. Fora o detalhe da tradução simultânea, que se viu prejudicada pela velocidade das apresentações e curto espaço de tempo.

Pouco antes da data de início, havia me comunicado com o Roberto Lent oferecendo-me para alguns minutos de palestra, dizendo-lhe que havia desenvolvido um trabalho sobre a "teoria mielínica" aplicada aos esportes, especialmente dedicada à Formação de crianças. Inclusive, para toda e qualquer atividade humana. Tudo em vão! Indaguei de um mestrando da URFRN (não sei se o citado acima), sobre o conhecimento da teoria mielínica e fui informado que "quem conhece isso é a professora.............  que está por aí". E mais não me foi dito.

Recebi do patrocinador - IAS - os anais do encontro e devo dizer-lhes que atirei-os ao lixo.  Mas não desisto, uma vez mais tentarei contto com o Roberto Lent, agora pessoalmente, para compartilhar ideias. Será que conseguirei?

Se necessário, o site do IAS pode ser acionado para copiar e "depositar" na biblioteca. Não sei se terá algum valor prático

Perdoem-me o desabafo, mas gastei tempo e dinheiro (R$ 200,00 a inscrição). Fora os táxis para Niterói. TUDO PARA NADA! 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 1 de Abril de 2016 às 08:38.

Obrigado Marcos,

Admiro seu empenho em pesquisar e divulgar algo que parece esta "escondido" ou pouco explorado.

Aos que queiram se integrar ou conhecer um pouco mais sobre a teoria mielínica visitem:

 http://www.procrie.com.br/2015/09/11/metodologia-mielinica-o-grande-salto-26161

http://www.procrie.com.br/2011/08/23/o-bom-professor-parte-i-

10404http://www.procrie.com.br/2012/03/20/melhores-treinos-melhores-atletas-14454

http://www.procrie.com.br/2011/12/19/formacao-no-barcelona-13312

http://www.procrie.com.br/2011/10/04/como-se-adquire-habilidade-12721

http://www.procrie.com.br/2011/01/23/higiene-pedagogica-7718

http://www.procrie.com.br/2010/12/18/aprender-a-ensinar-memoria-9380

--------------------------------------

Eis um resumo do que estamos propondo ao país. Caso se interesse, entre em contato. Visite www.procrie.com.br

Proposição:
Composição de uma agenda denominada LEGADO OLÍMPICO, levando o esporte para as escolas a partir do Ensino Fundamental.
Métodologia calcada na neurociência: teoria mielínica.
A Escola é a Base Esportiva para a formação dos indivíduos.
O Professor é a peça fundamental do processo.
Formação Profissional Continuada de Professores.
Promoção de Ensino a Distância, Cursos, Palestras, Eventos.
Pedagogia, Didática, Design thinking, Iinterdisciplinaridade, Avaliação.

Cursos, palestras sobre um novo Currículo Escolar para os Esportes. Influência da Educação Física e Esporte em outras disciplinas.

Justificativa:
Professores não precisam “entender ou ser do ramo” esportivo.
Produzimos um Manual de Engenharia Pedagógica orientador.
Compor vídeoaulas e e-books em auxilio no seu crescimento.
Permanente tira dúvidas e compartilhamento de experiências pelo blog Procrie: 554 postagens (nov./2015).

Divulgação (em 31/mar./2016): Alcance atual do Procrie...
TOTAL de visitas: 248 mil
Páginas visitadas: 388 mil
Tempo médio na pág.: 00:02:34

Países: 138
BRASIL: 222 mil (89,3%)
Portugal: 13 mil (5,3%)
EUA: 3 mil (1,4%)
------------------------
Cidades: 2.982
BRASIL: 1.079
Portugal: 91
EUA: 416
------------------------
Próxima iniciativa: mercado norte-americano, português e o Vaticano, com o projeto do Santo Papa "Esporte a Serviço da Humanidade".

 

Por Kaique Fontes Mendes
em 18 de Abril de 2016 às 20:34.

Miguel Nicolelis,muito interessante a metafora feita com o gol da seleção brasileira na copa de 70,é interessante ver o empenho de brasileiros mostrando esse tipo de estudo pelo mundo,parabéns!!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 19 de Abril de 2016 às 08:26.

Professores,

Desculpem-me uma vez mais, busco aprender muito mais sobre o assunto. Para tanto, coloco-,me em prontidão, e qualquer oportunidade de me enriquecer, arrisco-me a errar para que alguém me corrija e aprendamos todos. Afinal, conforme o provérbio alemão " você se torna mais inteligente a partir de seus erros".

Consciência/Comportamento emergente? O que é isso?

O termo “consciência emergente” é muito usado em espiritismo (p. ex., entidade). Confesso que nada sei a respeito. Resolvi então consultar na Wikipédia “comportamento emergente”, dado que a metáfora utilizada pelo cientista se valeu de um comportamento coletivo em favor de uma meta a alcançar. Assim, sirvo-me de alguns trechos para tentar entender o conceito do que seja “consciência emergente”.

Um comportamento emergente ou propriedade emergente pode aparecer quando uma quantia de entidades (agentes) simples opera em um ambiente, formando comportamentos complexos no coletivo. A propriedade em si é normalmente imprevisível e improcedente, e representa um novo nível de evolução dos sistemas. O comportamento complexo ou as propriedades não são a propriedade de nenhuma entidade em particular, e eles também não podem ser previstos ou deduzidos dos comportamentos das entidades em nível baixo. O formato e o comportamento dos bandos de pássaros é um bom exemplo de um comportamento emergente.

[...] Não é apenas o número de conexões que encoraja a emergência; também deve ser considerado o modo como estas conexões estão organizadas. Uma organização hierárquica é um exemplo que pode gerar um comportamento emergente (um burocrata pode agir de um modo diferente do resto da população que não é burocrata); mas talvez mais interessante, o comportamento emergente pode também surgir de estruturas organizacionais mais descentralizadas, como num mercado. Em muitos casos, o sistema tem que alcançar um nível de diversidade, organização e conectividade antes de o comportamento emergente ocorrer.

Exemplos populares de emergência são o Linux e outros projetos de código aberto, a World Wide Web (WWW), e a enciclopédia online Wikipédia. A emergência é a maior razão para o grande sucesso da Wikipédia.

Comportamento coletivo em favor de uma estratégia. Seria esse o conceito da metáfora futebolística construída pelo cientista. 

[...] Todos estes projetos descentralizados e distribuídos não são possíveis sem um grande número de participantes ou voluntários. Nenhum participante individual conhece a estrutura inteira, todos conhecem e editam apenas uma parte, apesar de todos os participantes terem a sensação de estarem participando de algo maior do que eles mesmos. O retorno de cima para baixo aumenta a motivação e a união, o retorno de baixo para cima aumenta a variedade e diversidade. Esta união é responsável pela complexidade das estruturas emergentes.

Melhor seria para entendê-lo que tivéssemos a palestra integral, e não uma parte dela. Mas, ajudou-me a tentar entender e.... aprender.

 

Por Marcos Marques dos Santos Júnior
em 23 de Abril de 2016 às 10:55.

"Você não vai conseguir dizer como é que a consciência emerge porque ela é um processo não-linear."

Roberto Affonso, vejamos mais um vídeo, esse pode nos ajudar a entender melhor:

https://www.youtube.com/watch?v=obg4CNYhITQ

 

Abraços


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.