O que representa a eliminação precoce na primeira fase, de grandes equipes, com grande estrutura, e que investem muito nas categorias de base?

Um possível despreparo dos profissionais das comissões técnicas? Falta de qualidade por parte dos atletas? Sistema de disputa do campeonato? Ou que é possível formar boas equipes sem ter tanto investimento como os grandes?

É necessário avaliar que os resultados não significam que essas equipes, apesar dos resultados negativos, não irão revelar e lucrar com esses atletas. O planejamento deve ser feito a longo prazo, pensando na formação dos atletas como profissionais, ao pé da letra, envolvendo todas as questões que ao menos deveriam fazer parte da formação de atletas profissionais. Mas esses resultados como o das equipes sub-18 do São Paulo, Flamengo, entre outros grandes que nao obtiveram bons resultados na Copinha de 2012, nos fazem refletir nessas questões.

Também se deve levar em conta que muitos times não tem o tempo de preparo adequado, visto que algumas equipes apresentam atletas das equipes sub-17, e os que jogam seu primeiro ano como juniores, o que pode afetar o entrosamento, campos com qualidade não tão boa, nervosismo por ser uma equipe de âmbito nacional, com ampla transmissão televisiva, porém tais condições se aplicam a todos os times.

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 15 de Março de 2012 às 21:23.

A eliminação precoce representa que na categoria juniors as diferenças técnicas, táticas, físicas e de treinamento são poucas. As condições de infraestrutura (campos, médicos, alimentação, etc) influem pouco na formação de uma equipe.

Nessa categoria o talento individual fala mais alto e os jogos são decididos por jogados isoladas. O investimento nas categorias de base é necessário, mas visando um projeto mais longo e não somente o resultado de um torneio ou campeonato. A prova prática disso é simples. Peguem os campões dos últimos cinco anos e analisem quais jogadores estão em evidência.

Abraços,


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.