No final de 2015, foi criada a "Liga Sul-MInas-Rio". Composta por 12 clubes e criada sem o aval da CBF, alguns dirigentes de  grandes times brasileiros que tinham desavenças com as federações de futebol dos seus estados resolveram criar essa liga, segundo eles com o intuito de proporcionar aos times uma competitividade maior, tendo em vista que uma boa parte dos times dos campeonatos estaduais estão em um nivel técnico e tático muito abaixo desses times de maior expressão. E aí vem a pergunta:  - Você acha que a criação dessa liga é correta, vendo que haverá um desgaste muito grande nos jogadores com a disputa de outras competições (Estadual, Copa do Brasil, Libertadores, Camp. Brasileiro) ? Você acha que os jogadores deveriam se manifestar com relação a isso ? 

 

[http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2016/01/jornalista-ingles-critica-falta-de-projeto-da-copa-sul-minas-rio.html]

Comentários

Por Alexandre Lucas da Silva Pereira
em 1 de Fevereiro de 2016 às 15:11.

A criação da Liga Sul-Minas-Rio coloca um grande desafio para os preparadores físicos dessas equipes, já que é evidente que o número de jogos será consideravelmente maior em relação aos últimos anos. Ao meu ver é correta a criação da Liga, pois alguns campeonatos estaduais apresentam um nível muito abaixo das competições nacionais, e essa Liga veio justamente para ajustar o nível de competição dos times. 

Por Gabriel Rocha Maia
em 2 de Fevereiro de 2016 às 12:50.

Prezado Thiago, sou totalmente a favor da criação da Liga. Como estudante de educação física, reconheço que o desgaste dos jogadores será muito maior, não haverá tempo suficiente para descanso dos músculos, o grau de resistência nos jogos será menor, mas preciso analisar este fato como torcedor e amante do futebol. O que acontece na CBF é uma palhaçada, e não é de hoje. Já passou da hora dos grandes cubes do Brasil se juntarem e criarem uma competição sem a dependência desses amadores, onde haja divisões dos lucros e bônus com justiça e honestidade. Se hoje a CBF, juntamente com a globo, recebem a fortuna de dinheiro que recebem, devem isso totalmente aos clubes, aos seus torcedores, que não são devidamente recompensados. Para citar um exemplo, a Barclays Premiere League, principal liga da inglaterra, foi criada pelos clubes, onde absolutamente todos os times da primeira divisçao recebem de forma justa e equiparada os direitos televisivos e econômicos da transmissão. Reseultado disso, é um dos campeonatos de pontos corridos mais disputado do mundo, com um altíssimo grau técnico.

 

Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Premier_League, acessado em 02/02/1016, às 12:20.

Por Rômulo Fenandes Ferreira
em 2 de Fevereiro de 2016 às 13:03.

Vejo a criação da Primeira Liga ou Liga Sul-Minas-Rio , como o primeiro passo para a independência do futebol nacional e um possível fim dos escandalos de corrupção, um grande avanço já foi feito nesta primeira competição, a Liga paga o direito de arena aos arbitros coisa que a CBF não faz, sobre o desgaste dos jogadores, como o Alexandre citou , o grande desafio é para os preparadores físicos, tendo em vista a grande quantidade de jogos , por outro lado podemos avaliar a grande quantidade de competições como uma luz no fim do túnel para o futebol brasileiro, onde podemos notar hoje a falta de craques, com a quantidade de competições a serem disputadas os clubes devem revelar talentos de sua base, já que o '' PROFUT'' não permite aos clubes usarem 100% de sua receita para o futebol.

 

http://www.cruzeiroweb.com.br/news.asp?nID=89681

http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2015/11/adesao-ao-profut-divide-clubes-e-relator-defende-prorrogacao-de-prazo.html


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.