Exposição conta 40 anos de futebol

O Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta, de 2 a 18 de julho, a mostra Placar 40 anos – Futebol, História e Paixão em São Paulo.

Em tempos de Copa, FAAP mostra fotos históricas e camisas de craques.

Com mais de 180 fotos, 20 capas históricas e diversos vídeos de todas as edições da Copa do Mundo, a exposição "Futebol, História & Paixão", em cartaz até 18 de julho no Museu de Arte Brasileira da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), celebra os 40 anos da revista Placar, da Editora Abril.

No mezanino do museu, o visitante também poderá ver a camisa com a qual Ronaldo Nazario estreou pelo Cruzeiro, em 1993, o par de luvas que Rogério Ceni usava na época da conquista do tricampeonato mundial pelo São Paulo, em 2005, e as camisas usadas por Zico, no Flamengo, Rivelino, no Corinthians, e Marcos, na Libertadores de 2000, pelo Palmeiras.

Ao montar a exposição, a curadoria tentou levar a público um pouco do que há de mais representativo no acervo de quase um milhão de fotos da revista, conforme conta Rodrigo Maroja, diretor de arte da Placar e integrante do conselho curador da exposição. "Um dos pilares da atuação da Placar é a fotografia, que tem a intenção de trazer um olhar diferente e criativo. Nossos fotógrafos são orientados a captar cenas durante os jogos que sejam exclusivas e inusitadas", revela ele.   A coincidência de a revista ter nascido no ano do tricampeonato mundial do Brasil na Copa do Mundo e os 40 anos serem celebrados em ano em que o torneio é disputado levou a organização a reservar um espaço da exposição para a participação da Seleção Brasileira nas Copas.   Há ainda um setor dedicado aos grandes craques, com fotos de Pelé, Rivelino, Careca, Ronaldinho Gaúcho, Romário, Maradona, Falcão, Júnior e Ronaldo, dentre outros. "A ideia foi organizar não pelos clubes, mas pelos jogadores, mostrando os grandes ídolos desses 40 anos", explica Maroja.   Por fim, a paixão do brasileiro pelo futebol é retratada em imagens de atletas como Rogério Ceni e Marcos comemorando conquistas e de torcedores angustiados. Confira abaixo algumas das fotos da exposição "Placar 40 anos - Futebol, História & Paixão". Outras imagens e os vídeos, assim como o acesso a todo o banco de dados da revista podem ser conferidos na exposição.   Serviço
Placar 40 anos - Futebol, História & Paixão
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado
Endereço: Rua Alagoas, 903 - prédio 1, Higienópolis, São Paulo, SP
Data: até 18 de julho de 2010
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Informações: 11-3662-7198
Site: www.faap.br
Entrada gratuita

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.