Alma de Torcedor até 26 de setembro

Exposição fotográfica sobre a paixão do torcedor acontece no Shopping Tatuapé, em São Paulo, no piso térreo. Até dia 26 de setembro. Veja algumas das imagens.

Como fotografar a alma, a paixão de um torcedor, poderia indagar alguém? Que tipo de torcedor renderia em imagens, cenas que expremissem tamanha paixão pelo seu time e que fosse possível tentar documentar esse momento único em imagens? Apenas o torcedor Corinthiano. Os fotógafos Sérgio Barzaghi, Gustavo Scatena e Leonardo Soares encontraram uma pista para essa resposta em estádios de futebol e, mais precisamente, no meio da torcida brasileira mais  louca pelo seu time de coração. Por isso, quando o Corinthians acidentalmente passou pela série B, o  trio de fotógrafos   percebeu  que estava  ali  um movimento que iria crescer ainda mais: o amor incondicional do torcedor ao seu time. Ao contrário da cobertura jornalística  limitada às quatro linhas do campo que estavam acostumados a fotografar,  eles  foram buscar ,  além dos estádios , essa paixão por todo o Brasil.   Feira de Santana, Criciúma, Goiânia, Itumbiara. Por onde o Corinthians andou ,  tinham  torcedores locais que enchiam os estádios.A partir disso, os fotógrafos  descobriram que amigos são criados toda a hora que a bola estufa a rede e gritam juntos gol. Não importa a distância entre torcedores do norte ou do sul, a escalação do time sempre estava na ponta da língua do corinthiano. E essa paixão pelo time formou uma nação acostumada a gritar gol (o Corinthians foi campeão invicto no campeonato)   Essas  35 fotos são parte de uma edição maior de 100 imagens preparadas para um livro que  irá  mostrar  cenas e personagens corinthianos do dia a dia,  mas não os conhecidos do grande público , e sim os apaixonado anônimos.   Não importa aonde, em quais condições e  muito menos  a dificuldade para se chegar onde o Corinthians  jogou, os fotógrafos sempre encontraram  corinthianos  ao lado. Seja um colega de imprensa eletrizado pela cobertura em Fortaleza, seja um amigo que viajou mais de 30 horas até Natal , entre outras tantas histórias de dedicação sem limites.

Durante o ano , o trio vivenciou  verdadeiras maratonas de ônibus, carro e avião por um jogo que, muitas vezes, poderia  parecer não ter muita relevância e desmotivar a viagem. Mas para quem joga com o time, para quem é o 12º jogador,todo jogo é uma final.

Shopping Tatuapé - São Paulo

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.