psi - do Ciência Hoje - Laercio

Manuel Sérgio lança livro sobre futebol: «Filosofia do Futebol» analisa o desporto e a liderança
2009-11-18

“Filosofia do Futebol” é o novo livro de Manuel Sérgio, licenciado em Filosofia, doutor e professor agregado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa e ex-deputado. O livro, que será lançado quinta-feira, é dedicado a quatro treinadores com quem privou, entre os quais Jorge Jesus, José Mourinho, o brasileiro João Paulo Medina, que foi seu colega como professor numa universidade de São Paulo na década de 80, e o histórico José Maria Pedroto.

Tal como o nome indica, o livro discute a modalidade na perspectiva filosófica de que "tudo é susceptível de ser questionado e não se aceita o aparente". "Como estamos num tempo de grande desenvolvimento científico, a filosofia ocupou-se das ciências e criei uma ciência humana nova, a ciência da motricidade humana, de que o desporto é uma das disciplinas", sublinhou o autor.

Em declarações à Agência Lusa, o autor observou que "a ciência da motricidade humana diz que a parte científica do desporto está no todo e não apenas no físico". Defende "um treino integrado em que tudo está em rede, o físico, o técnico, o táctico, o psicológico e, até, o social", aquilo a que anteriormente chamava "treino integrado" e hoje chama "método da complexidade, uma formulação extraída de Edgar Morin".

A força do treinador

Num livro dedicado a quatro reconhecidos treinadores, Manuel Sérgio abordar o papel do líder das equipas de futebol. Às suas qualidades, diz, "não basta ter saber do ponto de vista intelectual, é preciso ter qualidades de liderança e saber comunicar, não chega estudar e saber muito de futebol". "Antes do treino [o treinador] deve perguntar-se que tipo de pessoa quer que nasça do treino", sublinhou Manuel Sérgio, observando que "o génio tem de estar nos jogadores e o treinador ajuda a que o génio se desenvolva".

Na sua obra, o ex-dirigente do Belenenses questiona porque não tem o filósofo presença no departamento de futebol, como um adjunto do treinador que faz "a intersecção dos vários saberes dialogando com todos eles".
Manuel Sérgio publicou já 38 livros, "produto da investigação nestas áreas", dos quais seis em co-autoria com outras pessoas. Sobre ele, escreve Mourinho: “Quando fala de futebol, pede desculpa por saber tão pouco. É a humildade dos sábios”.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=37058&op=all

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.