TÉCNICO ESTRANGEIRO NO MARANHÃO??? JÁ TIVEMOS, ZECA

Sex, 17/07/09 por leopoldovaz | categoria Sem Categoria

Leio no Blog do Zeca Soares: http://colunas.imirante.com/zecasoares/   “Desde a última terça-feira, o Tocantins Futebol Clube conta com o comando de um treinador europeu para o restante da Série D do Campeonato Brasileiro. O português José Armando, 41 anos, assumiu o time e já coordenou o primeiro treinamento no campo da Morada do Sol. Esta é a primeira vez na história que um clube do Estado tem um técnico estrangeiro”[…]

Comentei, em seu Blog, de que se costumasse acompanhar as postagens dos ‘colegas de trabalho’ não daria uma ‘barriga’ dessas. Já em 19 de junho último, após o jogo Brasil  x Uruguai escrevi “A CONTRIBUIÇÃO DO URUGUAI AO FUTEBOL MARANHENSE” em que colocava que, recentemente, havia recebido correspondência eletrônica de Ariel Longo, da Associação de Treinadores do Uruguai, perguntando-me sobre Luis Comitante, treinador uruguaio que teria atuado em São Luis do Maranhão, nas décadas de 1940/50.

Respondi-lhe que já ouvira esse nome, mas não tinha nenhum dado para lhe passar. Consultei alguns motenses históricos – Dr. Manoel Pedro Castro Neto, ex-presidente; seu irmão, Jandir, ex-presidente; sua irmã, Julinha, membro do Conselho, Alim Maluf, do Conselho e a resposta foi a mesma: não conheciam, ou não lembravam… Longo disse-me que Comitante teria atuado no Moto Clube e que teria sido técnico nos anos 40.

 

Comitante, além do Moto, atuou no Luso-Brasilero em 1948 (?); em 1951/52, treinou o Santos-SP; depois, passou para o Ceará, não se sabendo onde atuou nem em que período; estava no ABC em 1957; depois, seleção de El Salvador no período de 1962/63; Marathon e El Progreso, de Honduras, desconhecendo-se o período, mas em 1968 atuou pelo Lempira, daquele país.

 

Em 1944, César Aboud resolver investir no clube, contratando o Uruguaio Comitante para dirigir a equipe. Foram sete títulos seguidos – 44 a 50 – e mais o título de Papão do Norte, quando derrotou todos os adversários da região, em 1947. 

Por ocasião de seu 10º aniversario - 13 de setembro – em relatório da diretoria, César Aboud prestava contas de sua gestão iniciada em 14 de setembro de 1944, e falava que as exigências técnicas, cada vez mais prementes, fizeram com que o clube abraçasse o profissionalismo, investindo soma apreciável na aquisição de atletas, mas os resultados foram compensadores - foram conquistados três campeonatos de futebol - 44, 45 e 46. 

 

1944 - César Aboud resolveu contratar o uruguaio COMITANTE para dirigir o Moto, conquistando sete títulos seguidos - 1944 a 1950 - e mais o título de Papão do Norte, quando bateu todos os adversários da região em 1947. Comitante contratou um time de craques de outros estados, o que terminou sendo fundamental para a descoberta de talentos maranhenses.

- Moto Clube de São Luís conquista o Campeonato Maranhense

1945- Moto Clube de São Luís conquista o Campeonato Maranhense

1946- Moto Clube de São Luís conquista o Campeonato Maranhense1947- Moto Clube de São Luís conquista o Campeonato Maranhense1948- Moto Clube de São Luís conquista o Campeonato Maranhense

1949- Moto Clube de São Luís conquista o Campeonato Maranhense

1950- Moto Clube de São Luís conquista o Campeonato Maranhense

 

pois é…

 

1937 SETEMBRO, 13 – é fundado o Moto Clube de São Luís, com o nome de “Cicle Moto de São Luís”. A reunião aconteceu na casa do Sr. César Alexandre Aboud, na Rua da Paz, n° 846, no Centro da cidade, estando preentes os Srs. Simão Félix, Jaime Pires Neves, os irmãos Nagib, Emilio e João Mouchreck, Vitor, João e Raimundo Serejo, os Profs. Ambrósio e Newton Pavão, Alberto Aboud, Zé Memé, João Lélis dos Santos. A agremiação tinha a finalidade de promover os esportes de duas rodas: o motociclismo e o ciclismo. A primeira diretoria foi composta por Capitão José de Ribamar Campos (Presidente), Capitão Aluísio de Andrade Moura (Vice-Presidente), Raimundo Baima (1° Secretário), Nagib Moucherek (2° Secretário) e Antenor Monroe (Tesoureiro). As cores escolhidas para a nova entidade eram o verde e o branco. Um 1938 - foi criado o Departamento de Futebol. César Aboud mudou as cores do uniforme de verde e branco para vermelho e preto. O futebol só estaria presente na vida do clubes dois anos depois, por influência de César Aboud. Em 17 de setembro de 1939 faria sua primeira partida amistosa contra o Ateneu Teixeira Mendes, clube campeão estudantil, empatando pelo placar de 1 a 1 - Bibi foi o autor do primeiro gol da história do clube que jogou com Wilson, Jaime e Adolfo; Pavão, Feliciano e Mozabá; Bibi, Elvitre; Leônidas, Ary e Bilau. O Moto Club filiou-se à Federação Maranhense de Desportos no ano de 1940, participando do Campeonato Maranhense daquele ano, terminando na quinta colocação. De 1938 a 1943, o Moto não conquistou nenhum título:

1944/50 - Campeonato Maranhense1947 - Copa Norte/Nordeste1948 - Campeão Norte1955 Campeonato Maranhense1959/60 Campeonato Maranhense1961 - Troféu Deputado César Aboud; Torneio Quadrangular de São Luís1966/67/68 - Campeonato Maranhense1968 - Campeão Norte1972 - Torneio Maranhão/Pará1974 – Campeonato Maranhense1977 - Campeonato Maranhense1981/83 - Campeonato Maranhense1989 - Campeonato Maranhense1993 - Taça Cidade de São Luís; Torneio Qualificatório Para a Série B1997 - Taça Cidade de Teresina1998 - Campeonato Brasileiro de Handball2000/01 – Campeonato Maranhense2003 - Taça Cidade de São Luís; Campeonato Maranhense de Futsal; SETEMBRO, 14 - o Centro de Treinamento do Moto Club de São Luís, denominado “Dr. José Pereira dos Santos” foi oficialmente inaugurado. O CT conta com dois campos de futebol de medidas oficiais. O campo principal é utilizado pelo time principal e recebeu o nome de “Hamilton Sadias Campos”, o maior artilheiro de todos os tempos do Moto Club de São Luís. O outro campo é utilizado pelas divisões de base do clube e recebeu o nome de “Baezinho”. Além dos campos, o CT tem vestiário, rouparia, sala da presidência, sala de troféus, sala de imprensa, sala de reuniões e departamento médico.2004 - Campeonato Maranhense; Taça Cidade de São Luís2005 - Campeonato Maranhense de Futsal2006 - Campeonato Maranhense de Futsal; Campeonato Maranhense de Beach Soccer2007 - Campeonato Maranhense de Futsal

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.