Embora seja um dos fenômenos mais significativos da cultura brasileira, durante muito tempo o futebol encontrou barreiras no âmbito acadêmico e intelectual brasileiro e só começou a se tornar um assunto de interesse para esse universo no final da década de 1970, por iniciativa de nomes importantes das ciências humanas, como o antropólogo Roberto DaMatta, o sociólogo Waldenyr Caldas e o historiador Joel Rufino dos Santos. A partir do trabalho desses precursores, o conjunto de pesquisadores dedicados ao tema tem aumentado gradualmente, registrando-se, contudo, uma predominância de algumas áreas do conhecimento em detrimento de outras, e uma relativa carência de abordagens efetivamente transdisciplinares.

No sentido de contribuir para as discussões sobre o tema do futebol em diversas áreas do âmbito acadêmico, dois grupos de pesquisa da UFMG decidiram reunir forças e organizar o I. Simpósio Internacional Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer, mais precisamente o GEFuT – Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas, um dos grupos de pesquisa de excelência no âmbito da UFMG, criado em setembro de 2006 na EEFFTO – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e coordenado pelo Prof. Dr. Silvio Ricardo da Silva, e, respectivamente, o FULIA – Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes, criado em maio de 2010 na FALE – Faculdade de Letras da UFMG, coordenado pelo Prof. Dr. Elcio Loureiro Cornelsen, e que conta com a participação do Prof. Dr. Günther Herwig Augustin como membro pesquisador.

A proposta de realização de um Simpósio Internacional, cujo objetivo é abordar as questões referentes à ampla relação entre futebol, linguagem, artes, cultura e lazer, é fruto de uma série de projetos de pesquisa realizados, nos últimos anos, tanto na Faculdade de Letras, da UFMG, quanto na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da UFMG. A organização conjunta do Simpósio é fruto do diálogo existente entre pesquisadores das referidas unidades acadêmicas, diálogo este que nos últimos anos tem se concretizado em atividades como eventos, publicações e palestras. Além disso, a interlocução que ambas as unidades têm estabelecido com estudiosos de universidades brasileiras e estrangeiras em torno do tema proposto para o evento criou a possibilidade e a necessidade de reuni-los em um encontro que permita a consolidação desse campo de estudos em nossas universidades e estimule o diálogo e a parceria com outras instituições.

Comentários

Por Felipe Vinícius de Paula Abrantes
em 8 de Setembro de 2013 às 23:14.

http://simposiofutebol.tumblr.com/apresentacao

Por Roberto Affonso Pimentel
em 9 de Setembro de 2013 às 08:31.

Felipe, 

Uma propostaDISCUSSÕES SOBRE O VOLEIBOL NO SÉC. XX NO ÂMBITO ACADÊMICO, 

Se puder, ponha-me em contato com interessados em pesquisas equivalentes na área do Voleibol no âmbito da Universidade. Tenho material que julgo ser deveras interessante na obra História do Voleibol no Brasil, 1939-2000. Trata-se de livro didático, enciclopédico, memorialista e "de referência". Alguns dos entrevistados já não mais vivem, acervos particulares mal conservados e em perigo estão ameaçados, e além disso, relatórios da(s) Federação(ões) perdidos para sempre por desleixo. É rico em vários aspectos, tais como linguagem, lazer, educação física, constituindo-se em material excelente para sociólogos e historiadores.  

São dois volumes que abrigam 1.047 páginas e + 200 fotos. Um terceiro volume já está pronto, trata do voleibol no período 1940-1970, especificamente em Niterói e suas derivações em solo mineiro e carioca, contém relatos de época produzido em jornais por especialistas, como os professores Rizzo (mineiro) e Paulo Azeredo (carioca).

Peço que divulgue a pesquisadores  no âmbito da Universidade. Estarei receptivo para mais informações e, inclusive, para interessados em todo o Brasil. 

Visitem: www.procrie.com.br/livro:historiadovoleibolnobrasil/  

Além de nossa contribuição no sítio exclusivamente educacional: http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/    

Por Afonso Nina
em 11 de Setembro de 2013 às 13:10.

De extrema relevancia e interesse o evento,porém não entendi se ele já está estruturado ou por estruturar,também não identifiquei período e local de realização.Gostaria de um contato com os organizadores pois penso que tenho contribuições a oferecer sobre o tema e seu desenvolvimento no norte do Brasil.Quem puder me por em contato agradeço imensamente.

Afonso Nina

Por Laercio Elias Pereira
em 11 de Setembro de 2013 às 20:48.

Prof Afonso, tem o programa e link para contato aqui:

http://cev.org.br/eventos/i-simposio-internacional-futebol-linguagem-artes-cultura-lazer

Laercio

 

Por Afonso Nina
em 13 de Setembro de 2013 às 22:34.

Obrigado prof.Laercio, estou estruturando evento semelhante aqui na UFAM para o ano que vem em função da sede da copa em Manaus, gostaria de contar com a ajuda dos membros da CEV-lista com sugestões de tema e palestrantes.

Abraço Afonso Nina 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.