22 de Maio Lançamento de livro

No livro-imagem O presente, o premiado autor e ilustrador Odilon Moraes lança mão de uma memória de infância comum à maioria dos brasileiros: a relação com o futebol. Dia 22 de maio em São Paulo.

No livro-imagem O presente, o premiado autor e ilustrador Odilon Moraes lança mão de uma memória de infância comum à maioria dos brasileiros: a relação com o futebol. Em tempos de Copa do Mundo, o lançamento vem se somar aos outros títulos autorais de Odilon, todos publicados pela Cosac Naify, e marca sua estreia no universo dos livros sem palavras.

Um menino se prepara para assistir a um jogo da seleção brasileira na copa. Para compor o cenário, bandeiras, cornetas e, claro, a camisa verde e amarela, que ganhara do pai especialmente para a ocasião. A festa, no entanto, dá lugar à decepção, pois o Brasil perde a partida. Para reanimar o garoto, só mesmo uma “pelada” com os amigos. Vestindo a camisa da seleção, ele marca um gol de placa. Seu segundo presente.


 
Odilon Moraes consegue nos falar muito de perto. Como escreve o professor e psicanalista Tales A. M. Ab’Sáber, que assina o texto de quarta capa, o futebol é “uma das mais complexas formações, e formação de compromisso, que a cultura e a sociedade brasileira foram capazes de produzir. [...] O despertar do amor ao futebol se confunde com o despertar da própria consciência de si.” Assim, O presente revela-se, mais do que um livro sobre futebol, uma obra singela sobre sentimentos e expectativas – tristeza e alegria, frustração e surpresa.

Ns ilustrações, feitas a lápis e aquarela, o traço azul é preenchido com o verde e amarelo das bandeirinhas e camisas brasileiras. Delicado, o título do livro também foi manuscrito pelo autor, assim como a dedicatória ao amigo Wilson Vicentini pelos muitos presentes que deu a Odilon na cara do gol. E que ele multiplica aos leitores, com este livro.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.