Cevnautas do Futebol, Novo livro do prof Manuel Sérgio "O futebol e eu" é prefaciado por ninguém menos do que o seu aluno José Mourinho.

Laercio

Prefácio do livro de Manuel Sérgio, «O futebol e Eu»

Por José Mourinho

«Mais um livro do Prof. Manuel Sérgio, mais umas páginas que vou ler, mais umas lições que vou receber de um filósofo do desporto, que vem ensinando aos seus leitores o que o desporto tem de mais profundo, de mais científico, de mais autêntico. O José Peseiro, meu colega na universidade e também treinador de futebol, já disse publicamente que só agora, como profissional do desporto e com a cabeça a embranquecer, é que passou a entender verdadeiramente o que o Prof. Manuel Sérgio nos ensinava nas aulas. Eu digo o mesmo. Mas, o que nos ensinava ele? Que não sabe de Desporto quem sabe só de Desporto, porque está na prática desportiva tudo o que é tipicamente humano. 

E, ao dizer isto, aconselhava-nos a ler os grandes autores que nos mostram o que é a vida e quem nos ensina o que é a vida está a ensinar-nos o que é o desporto. Repetia, muitas vezes, que Desporto é o fenómeno cultural de maior magia no mundo contemporâneo e que deveria ser estudado como se estuda uma ciência humana. Para ele, o treinador do futuro teria de ser um homem culto: com prática constante do futebol, mas também com grande erudição, no que respeita às grandes correntes do pensamento. E, a coroar tudo isto, tinha uma opinião, para o tempo curiosa: o treino, no futebol, ou é com bola, ou não é treino. E dava o exemplo do pianista que não se prepara, saltando e correndo, mas tocando piano. Discordava, muito frontalmente, do biologismo que dominava o treino, dizendo que era a complexidade humana que estava em jogo, na prática do desporto. Dava-nos uma síntese do cartesianismo, para concluir que a Educação Física é um produto do “erro de Descartes”. De quando em vez, falava de um ou de outro filósofo, mas não estou agora em condições para relatar, com verdade, tudo o que a sua erudição espantosa nos apresentava. Não tenho receio em acrescentar que foi um dos professores de maior e melhor cultura que tive, durante a minha vida de estudante liceal e universitário.

E uma faceta curiosa no seu ensino: procurava mostrar a filosofia como um dos fundamentos do desporto. Por isso, vários treinadores dele se aproximavam e aproximam, surpreendidos com as suas ideias, que ele não perde o ensejo de referir que só terão algum valor, se confirmadas na prática. Não esqueço uma das suas frases preferidas: “A prática é o critério da verdade”. 

Nasceu, na freguesia da Ajuda, em Lisboa, a poucos metros do Estádio José Manuel Soares, ou das Salésias e, desde criança, se habituou a conviver com jogadores de futebol. E até com jogadores de mais três modalidades, em que o Belenenses daquele tempo se distinguia: o andebol de onze, o basquetebol e o râguebi. Não tendo praticado desporto federado, sente-se perfeitamente à vontade, no trato com os praticantes ou ex-praticantes de qualquer modalidade desportiva. Não é o intelectual distante, é o companheiro próximo de todos os desportistas. Nunca faltávamos às suas aulas, por dois motivos: os conteúdos eram diferentes das outras aulas e ele sabia despertar o interesse dos alunos por tudo o que dizia. É de facto um grande comunicador! As suas aulas e os seus livros permitiram-nos e permitem-nos o contacto direto com os nomes mais sonantes da Filosofia e da Cultura. Um ponto ainda eu quero referir: muito antes de António Damásio, Manuel Sérgio falava nas aulas do “erro de Descartes”, quando nos dizia que a expressão “educação física” aparece, pela primeira vez, em França, no século XVIII. Para ele, a Educação Física é uma expressão que reflete o dualismo antropológico de Descartes.

Sou treinador de futebol, sem tempo e grande jeito, para a escrita. Sou um prático mas que não descura uma constante informação. E fui aluno do Prof. Manuel Sérgio e sou seu leitor, com grande proveito meu. Julgo, por isso, ser meu dever afirmar, publicamente, que o seu conceito de motricidade humana, que ele começou a teorizar, em 1979, ou seja, há 36 anos, se confirma inteiramente, nos dias de hoje: o desporto só como ciência humana se pode entender; a sua metodologia é a específica das ciências humanas. 

O trabalho epistemológico que fez foi verdadeiramente inovador, no desporto e até na cultura, em Portugal. Só uma grande ignorância deixará de reconhecer isto mesmo. Termino dizendo, sem problemas, que Manuel Sérgio é um dos grandes teóricos mundiais do Desporto. Se acaso se pudesse fazer uma competição, eu propunha esta: comparem a obra dele, com a de qualquer outro autor, em qualquer língua, que tenha escrito sobre esta problemática. Não é o primeiro, em erudição e inovação? Mas está no pódio, com toda a certeza. 

Sou um homem grato a Manuel Sérgio. Ele não me ensinou técnica, nem tática. Mas ensinou-me esta coisa simples: o Desporto é muito mais do que uma Atividade Física e só como ciência humana deverá estudar-se e praticar-se. E isso bastou-me para que o futebol, para mim, passasse a ser uma atividade de meridiana compreensão e de significação e sentido verdadeiramente humanos. Como obra da autoria de Manuel Sérgio, este é um livro que lerei atentamente, porque sei que da sua leitura sairei mais homem e mais treinador de futebol.»

Fonte: com fotos e links: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=541452

Comentários

Por Aldemir José Ferreira Teles
em 8 de Abril de 2015 às 11:27.

BOA MOURINHO

Mourinho descreve com lucidez a importância para a sua formação o que aprendeu nas aulas de filosofia com o mestre. Fui aluno, aprendi muito e desfrutei com ele de bons momentos "extra-classe", refinando ideias sobre ciência e sobre o humano. Continuo leitor atento das suas obras, fonte de consultas constantes. Sobre a importância das concepções de motricidade humana, desenvolvidas pelo mestre, endosso firmemente as palavras de Mourinho. Pena que o entendimento de filosofia amplamente utilizado pelos nossos treinadores, dirigentes de clubes e jornalistas esportivas esteja tão distante do seu verdadeiro significado.

PS. Ganha uma cocada de côco, quem me ajudar a fazer contato com o mestre Manoel Sérgio. Mesmo sem contato com ele há bastante tempo, tenho grande carinho por sua figura humana, e preciso atualizar a conversa.

Por Laercio Elias Pereira
em 8 de Abril de 2015 às 12:16.

Ops, Dema, Vc sabe meu endereço pedestre pra mandar a cocada ;-) - a melhor peixada do Brasil vou continual filando aí na sua casa em Recife.

Para falar com o Mestre basta escrever pelo contato da página no quem é quem que ele fez sozinho (a partir daí não aceito desculpa de analógico com menos de 80 anos! ;-)

http://cev.org.br/qq/manuelsergio/

Laércio

 

 

Por Laercio Elias Pereira
em 9 de Abril de 2015 às 09:58.

Dema, Pessoal,

Achei a história da vinda do manuel Sérgio para o Brasil na saudosa lista de discussão (virou comunidade em 2008) cevhist-L.

[cevhist] Manuel Sergio. Homenagem na Assembleia Legislativa de SP 14/9/2007

Laercio Elias Pereira laercio em cev.org.br 
Sábado Agosto 25 10:44:30 BRT 2007

  • Mensagem anterior: [cevhist] teses. danca.
  • Próxima mensagem: Re:[cevhist] Manuel Sergio. Homenagem na Assembleia Legislativa de SP 14/9/2007
  • Mensagens classificadas por: [ date ] [ thread ] [ subject ] [ author ]
Pessoal, Não lembro direito se eu ainda estava numa das 3 vezes que morei em São Luis do Maranhão, ou foi numa das dezenas de viagens de ônibus pra Sumpaulo (48 a 60 horas, na época), que achei o livro "A pratica e a Educação Física", da Editora Compendium, escrita por um filósofo "de esquerda", como se dizia antigamente: Manuel Sergio. Saí em busca do endereço do Professor (fim da década de 70, o correio pedestre funcionava bem). Tive sorte. A minha amiga de criar o SIBRADID (ela inventou o SIBRADID, a partir do CEDOC, e eu entraria na parceria como "homi" do MEC. Mais tarde trabalharíamos juntos na UFMG) Maria Lícia Bastos, tinha o endereço. Era um endereço esquisito, mas eu escrevi assim mesmo. Deu certo. Logo o Mestre me mandou uma carta gentilíssima e acolhedora. Iniciamos uma boa correspondência e, naturalmente, eu ficava constrangido de não conseguir acompanhar a "fundura" da conversa. Envolvemos mais gente. Por sorte a socióloga Maria Izabel de Souza Lopes, uma das pioneiras do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, também tinha conhecido o livro e estava em busca do autor. Distribuí os endereços para os dois, depois pro João Freire (mais tarde o Manuel Sergio seria hóspede do Joaozin - como eu, quando trabalhamos juntos na Paraíba. A historia do excelente anfitrião João Freire ainda vai merecer um escrito à parte). Passei também o endereço do Lino Castellani, da Celi Tafarell e do Joãopaulo Medina. Registro o comentário do Manuel Sergio sobre o "A Educação Física cuida do corpo e mente", que o Medina deve ter mandado pra Lisboa. Numa das nossas conversas – e pra orgulho do Medina: "Esse gajo tem tutano!" Imagino o volume da copiosa correspondência do Mestre com os novos amigos enquanto ele escrevia os mais de 30 livros. Ainda estávamos nos anos de chumbo, e trazer o Manuel Sérgio para o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - Guarulhos, 1983 - pareceu uma boa idéia. Como a gente não aceitava nada "duguverno" na época rateamos um crediário da Varig no nome do Lino. Levei o "A Pratica e a Educação Física", que tinha uma foto na quarta capa, pra gente reconhecer o ilustre passageiro na chegada em Congonhas. Estávamos a Silvia Cléa Ramos, Lino e eu. Mais tarde o Professor descreveria com carinho essa passagem num dos seus muitos livros. Acho que foi no "Educação Física ou Ciência da Motricidade Humana?", da Papirus. No CONBRACE 83, o presidente Osmar de Oliveira, e o diretor de relações internacionais do CBCE, Victor Matsudo, tiveram a idéia de, ao final da conferência, outorgar(desculpe!) o único título de Sócio Benemérito (ou seria de honra?) que o CBCE conferiu ate' hoje, acho. Momento aplaudidíssimo! O susto do Professor foi ótimo; cochichado: "Assim, vóceis matam um homem, pa' " Pouco mais tarde o diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp, João Batista Tojal (nosso chefe na época e orientador do meu doutorado que criou o CEV depois), mandou um convite para receber o Manuel Sergio como Professor Convidado. Bingo! Por esses caprichos da vida o Lino, João, Medina – não sei se exatamente na mesma época, mas morava perto, em Jundiaí - e eu estávamos como professores da FEF Unicamp, o que nos proporcionou uma convivência inesquecível com o Mestre. Daí pra frente passo a bola do relato pro Tojal, que passou a ser o ecudeiro do Manuel Sergio nas muitas vindas ao Brasil. Me deram a honra de contar essa história no Seminário da Assembléia Legislativa de SP. Gostei de escovar a memória! Segue o programa completo. Laércio. .............. I Seminário Internacional de Motricidade Humana 14/09/2007 – 13h às 20h. Participação: Mesa de Abertura - Prof. Dr. Manuel Sérgio Vieira e Cunha – Faculdade de Motricidade Humana - Instituto Piaget – Almada - Portugal - Prof. Dr. José Antunes de Souza – Faculdade de Motricidade Humana - Instituto Piaget – Almada – Portugal Tema: Motricidade Humana: Um Corte Epistemológico Mesa 1. - Prof. Dr. Laércio Elias Pereira – Faculdade de Educação Física - UniFMU – SP - Prof. Dr. João Tojal – Faculdade de Educação Física, UNICAMP. Tema: Um pouco de história da Ciência da Motricidade Humana no Brasil - Coordenador de mesa: Prof. Dr. João Paulo Medina – Diretor Executivo da Cidade do Futebol. Mesa 2. - Prof. Dra. Sheila Ap. Pereira dos Santos Silva – Faculdade de Educação Física – Universidade São Judas – São Paulo Tema: Bases epistemológicas da Motricidade Humana e Rede de Pesquisadores - Prof MS. Caio Rotta Bradbury Novaes– Instituto de Biociências – Departamento de Educação Física da UNESP – Rio Claro. Tema: Programas de Pós Graduação na Ciência da Motricidade Humana. - Coordenador da mesa: Prof. Dr. Carol Kolyniak Filho – Faculdade de Educação - Curso de Educação Física – PUC – SP Mesa 3. - Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior – Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos Tema: Motricidade Humana na Educação Básica - Prof. Mestre Adilson de Souza Araújo – Faculdade de Educação – Curso de Educação Física – PUC – SP Tema: Motricidade Humana na Educação Infantil - Coordenação da mesa: Professora Dra. Vilma Leni Nista-Piccolo – Faculdade de Educação Física – Universidade São Judas – São Paulo Encerramento: Homenagem em Sessão Solene ao Professor Manuel Sérgio. Participação Especial - Profs. e Mestres de Capoeira Gladson de Oliveira e Vinicius Heine - CEPEUSP. - Grupo de Dança e Folclore Portugês. - Jornalista Juca Kfouri – Rádio CBN – Jornal Folha de São Paulo - Prof. Dr. Lino Castelani Filho – Faculdade de Educação Física – UNICAMP. Organização: Assembléia Legislativa de São Paulo / Liderança do PT – Iniciativa: Deputado Simão Pedro, Líder da Bancada do PT, Deputado Vicente Cândido e Deputado Ênio Tatto. Colaboração: - Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos. - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde / Curso de Graduação e Mestrado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. - Faculdade de Educação / Curso de Educação Física – PUC –SP - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH). - Red Internacional de Investigadores de la Motricidad Humana. Local: Assembléia Legislativa de São Paulo. Rua Pedro Alvarez Cabral, 210 – Auditório Franco Montoro – Seminário Plenário Juscelino Kubitcheck – Sessão Solene Inscrições: esportes em ptalesp.org.br Fonefax11 38866640- 38866658 – Certificado: 8 horas

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.