Parece mentira, não é? 

Veja o vídeo no link abaixo.

Fonte:

http://www.youtube.com/watch?v=3RNfaIW5k1g

 

Mas não é mentira e é muito simples: Bobinho!

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 22 de Maio de 2013 às 05:03.

O segredo do Barcelona vencedor não é bobinho. É o ambiente "leve" para poder jogar futebol. A importância dada à liberdade com responsabilidade é a grande diferença. Isso reflete em jogadores mais animados e felizes.  O resto é igual. Treinam chutes, cabeceios, correções de posições, passes, etc.

Por Rafael Moreno Castellani
em 16 de Abril de 2013 às 11:59.

O pior é que isso não segredo pra treinador/professor nenhum né?!!

Já não é de hoje que a metodologia de treino busca aproximações com situações reais de jogo tem sido destacada. Agora... De que forma os treinos ainda tem sido realizados?

abs

Por Rafael Moreno Castellani
em 16 de Abril de 2013 às 12:48.

Me desculpem os erros de digitação!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 16 de Abril de 2013 às 15:18.

Rafael,

Reporte-se a alguns artigos postados em www.procrie.com.br sobre Metodologia e Pedagogia. Muito embora fale-se em voleibol, a ciência é aplicável a qualquer desporto, guardadas suas características. O que é geral é Educação e, portanto, dirigida a todo e qualquer indivíduo não importa o ramo de atividade.

Por que seria diferente no futebol. Mas com ex-atletas como treinadores e, agora, "professores", o que se pode esperar?  

Por Marcos Marques dos Santos Júnior
em 22 de Maio de 2013 às 20:40.

Rafael, os treinos ainda são bem mecanicistas, não é? Mas vem mudando viu. Mourinho, por exemplo, treina tudo, tudo mesmo com bola. Se o jogo é com bola...

Marcação ele treina com jogos reduzidos, estilo golzinho, travinha... nesses joguinhos encontramos também treino físico devido a intensidade do jogo, não é?

Marcação (pressing) também e passes curtos, depois vai aumentando o tamanho do campo e o número de atletas e daí vai. É fácil fazer, basta estudar e criar e ele estuda muito, o Mourinho. É um pupilo de Manuel Sérgio, não é? Adepto da Motricidade Humana.

Obrigado ao Roberto e ao Edison também pelos comentários.

Por Romário Cardoso Costa
em 31 de Maio de 2013 às 20:15.

Essa proposta de trabalho adotada pelo Mourinho se assemelha muito ao proposto pela Escola da Bola/IEU (Roth e Kröger, Greco e Benda) na iniciação esportiva. Essa proposta veio para dinamizar a iniciação esportiva, principalmente com crianças, fugindo da metodologia tecnicista ainda muito difundida pelo Brasil afora. Lembro que enquanto a metodologia analítica (tecnicista) trabalha as partes, a proposta da Escola da Bola/IEU treina o todo e com a bola sempre presente. Para quem não conhece a proposta, vale a pena se inteirar!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 1 de Junho de 2013 às 15:29.

Prezados colegas,

Vejam as "novidades" no conceito e metodologia de treinamento no Procrie: www.procrie.com.br/ . É para comentar e discutir. 

Novas Formas de Pensar o Treinamento

Design thinking como fonte do saber

"Em Stanford, design é uma disciplina ensinada para gestores, médicos, filósofos... e até para designers." (Rique Nitzsche, autor do livro Afinal, o que é design thinking?).

Conceito: Busca perspectivas para solução de problemas. Não há ideia burra!

Processo:  Dividido nas fases de imersão, análise, ideação e execução de protótipos. 

Design thinking - Pensamento de design - Como funciona - Identificando e resolvendo problemas - Liberdade de ter ideias maravilhosas - Heurística de Pólya - Conceito de priming, memória associativa - Volley design.

Conceito de priming, memória associativa

Este conceito está desenvolvido no livro de Daniel Kahneman - Rápido e Devagar, duas formas de pensar - que exprime resumidamente o que seja a "máquina associativa" de nossa mente. Assim, priming é uma rede, uma associação de ideias que se sucedem em nossa mente de um modo razoavelmente ordenado. Como falamos em ideia, esclarecemos que os psicólogos pensam nas ideias como nódulos numa vasta rede chamada memória associativa, em que cada ideia está ligada a muitas outras.

Volley design

Acreditamos que a partir desse instante podemos criar o nosso volley design e avançarmos para novas formas de encarar os problemas que o voleibol nos impõe enquanto pesquisadores da qualidade no ensino, denominada por Daniel Coyle (O Código do Talento) de "treinamento profundo".

Dando início aos artigos verão nas próximas postagens uma versão não acadêmica de uma tese sobre o Treinamento de Defesa. Está colocada não como verdade, mas para ser criticada sobre vários olhares. Lembrando que apesar de alguns exemplos se referirem ao alto nível,  representa uma sugestão de como treinar a partir das equipes principiantes e em formação. Seria uma mudança de mentalidade a ser operada nos agentes educadores (e treinadores).   

Visitem www.procrie.com.br/novasformasdepensarotreinamento/

Por Gabriel Rocha Maia
em 2 de Fevereiro de 2016 às 14:25.

A maioria dos grandes times da Europa compram excelentes jogadores, para formarem grandes times. O Barcelona forma um grande time, para que nele apareçam excelentes jogadores. Já faz alguns anos que isso está nítido no futebol internacional, a superioridade conquistada pela equipe catalã com a priorização de formação de jogadores na base, com o simples tique-taca, que até hoje torna o time quase impossível de ser marcado. 

Por Hugo Mendes
em 2 de Fevereiro de 2016 às 15:36.

Não vejo isso como um segredo. Pelo que vejo é apenas um exercício que qualquer outro clube poderia trabalhar. 

O certo é pensar a forma que esse exercício é aplicado no jogo 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.