Nas Regras 12 e 16, as alterações afetam a atuação dos goleiros. Agora será marcado tiro livre indireto se, depois de controlar a bola, o goleiro voltar a tocar nela na sua metade da quadra após um passe intencional de um companheiro de equipe sem que nenhum jogador adversário tenha tocado nela. A falta será cobrada do local onde a infração tiver ocorrido.

Anteriormente, o goleiro podia jogar em uma posição avançada e tocar novamente na bola após ela cruzar a linha central. Isso não é mais possível — agora o goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também ter tocado nela.

Isso é fundamental para evitar táticas defensivas por meio das quais o "quinto jogador" (ou seja, o goleiro) ficava constantemente tocando a bola na sua própria metade da quadra. Agora, se uma equipe quiser jogar com um goleiro avançado para evitar perder uma partida, o goleiro precisará ultrapassar a linha central.

O que acham?

Comentários

Por Wilton Carlos de Santana
em 9 de Setembro de 2010 às 13:49.

Bruno, me parece que as alterações entrarão em vigor apenas em 2011. Mas, convém ficarmos atentos. Abraço para vc e para o Geraldo, gente fina e treinador dos bons lá em Montes Claros.

Por Wilton Carlos de Santana
em 9 de Setembro de 2010 às 21:01.

Gente, penso que essa regra revolucionará o jogo do goleiro-linha. Por quê? Porque evitará o que o enunciado explica, isto é, a tática defensiva de fazer a bola "andar"para trás a fim de quebrar o ritmo da marcação adversária o que, de certa forma, se trata de um anti-jogo. Com essa regra, o goleiro-linha será, definitivamente, uma estratégia de ataque. Lembro-me, inclusive, de anos atrás, num curso, o PC ter comentado que gostaria muito de que essa alteração entrasse em vigor. Enfim, tenho uma visão bastante otimista da alteração.

Mlehor ainda é que se mantém a regra de o goleiro atuar sem limite de tempo na quadra de ataque, o que exigirá que ele ultrapasse a linha central.

Por Bruno Feltmann Alves
em 8 de Setembro de 2010 às 17:29.

Professor Wilton, você saberia me informar se essas alterações da regra já estão valendo para a Liga Futsal e os campeonatos estaduais?

Abraço

Por Geraldo Magela Durães
em 8 de Setembro de 2010 às 18:16.

Alô Galera do Futsal. Acho boas as modificações do goleiro linha, porém, acho que as mesmas deverão entrar em vigor apenas no ano de 2011. Confere?

Abraços ao prof. Wilton. Estamos esperando um retorno a Montes Claros (JONAFES)

Geraldo Magela Durães (Gesinho).

Por Egleizer Melo
em 8 de Setembro de 2010 às 18:17.

Espera um pouco.... isso está um tanto quanto confuso......

Primeiro vc diz: Anteriormente, o goleiro podia jogar em uma posição avançada e tocar novamente na bola após ela cruzar a linha central. Isso não é mais possível.

E no final da frase: Agora, se uma equipe quiser jogar com um goleiro avançado para evitar perder uma partida, o goleiro precisará ultrapassar a linha central.


Você poderia explicar por favor??

grato

Por Geraldo Magela Durães
em 8 de Setembro de 2010 às 18:45.

É que bola passando do meio da quadra ou tocando um adversário poderia volta ao goleiro. Com as mudanças ele poderá tocar a bola novamente apenas se a mesma tocar o adversário ou o goleiro passar para a meia quadra de ataque. Confere galera.

Geraldo - Montes Claros/MG

Por Renato S. Santos
em 10 de Setembro de 2010 às 21:32.

Acredito que a regra de fato enriquecerá e muito as ações ofensivas do jogo, se a vantagem numérica é construida deverá ser em pró da busca de gols! (minha opinião, é lógico!).  Até me atrevo em criar expectativa da possibilidade de num futuro próximo estarem incluindo na regra o jogo passivo de forma efetiva, como já existe no Handebol. Professor Wilton citou o comentário do PC. Outro que em rede televisiva também contestou essa atitude defensiva foi seu antecessor Flavinho.

Por Renato S. Santos
em 14 de Setembro de 2010 às 21:00.

Bruno a regra já esta valendo no âmbito FIFA, no Brasil a patir de Janeiro de 2011.

Por Wilton Carlos de Santana
em 19 de Setembro de 2010 às 00:33.

Assistindo ao jogo Joinville 2x3 Florianópolis pela Liga, pude perceber o quanto as equipes que jogam com o goleiro apoiando o jogo ofensivo da sua meia-quadra defensiva terão de mudar para 2011. Floripa tem no seu goleiro, aliás muito bom, posicionado na sua meia-quadra, o ponto forte das suas ações ofensivas. Sem isso, seu jogo torna-se fraco. Com a nova regra, seus jogadores de linha terão de se desenvolver. Bendita, regra!

Por Renato S. Santos
em 20 de Setembro de 2010 às 10:53.

Já presenciei especialmente nas categorias menores, técnicos abdicarem do jogo ofensivo, mesmo em vantegem no placar, para manter a posse de bola o que torna o jogo cansativo. Agora esse quinto elemento será obrigado à ultrapassar a meia quadra para atuar, quadras grandes deverá ser pouco mais fácil agora nas menores literalmente o atleta terá que solucionar um problema a cada fração de segundo.

Por André Luiz de Souza Araújo
em 27 de Setembro de 2010 às 22:54.

Eu também gostei dessas alterações na regras. Na minha opinião o goleiro-linha será extinto e o linha-goleiro vai assumir essa função de fazer superioridade numérica. Teremos novos fixos e novos alas, para ocupar a zona de criação, e assim poderemos ter novos pivôs, já que o goleiro-linha na defesa prioriza os passes nos alas, que se acomodaram por terem sempre a opção de devolverem a bola. Também teremos alas mais criativos. Vamos aguardar 2011

Por Vanderlei Wosniak
em 28 de Setembro de 2010 às 13:48.

Vamos ver na prática, quando a regra entrar em vigor. Atualmente não tenho visto as equipes (pelo menos em SC) utilizarem o goleiro-linha como estratégia defensiva, com objetivo atrasar os ataques. Aqui costuma-se utilizar o 5º jogador quando em desvantagem no placar.

A mudança que gostei foi a que se refere ao tiro de meta, onde a partir de 2011 a bola terá que entrar em jogo tocando o solo na sua quadra defensiva. Adeus ao jogo de "balão" dentro da área pro grandalhão desviar de cabeça. Acredito que esta mudança acarretará enorme crescimento de qualidade nas categorias de base, o que futuramente melhorará em muito, também os jogos na categoria principal.

Abraços !!!

Por Geraldo Magela Durães
em 30 de Setembro de 2010 às 16:18.

Galera,

Tanto a regra do goleiro como a regra do arremesso de meta estão em que sítio?

Existe mais regras que serão alteradas para 2011?

Abraços,

Gesinho - Montes Claros/MG

Por Eduardo José Lima de Oliveira
em 3 de Outubro de 2010 às 14:53.

Pois é...

As regras vão voltar como antes, pelo menos algumas como, a bola tera que tocar na area de defesa antes para passar a quadra do adversario.. acho mais justo pois o time terá q buscar a bola para o jogo...

Abraços...

Por Wilton Carlos de Santana
em 10 de Dezembro de 2010 às 16:51.

Tudo bem, Vanderlei? Meu amigo, você poderia me dizer onde posso ler que a cobrança do arremesso de meta voltará a ser como antes, isto é, a bola terá de tocar, primeiro, na quadra defensiva?

Abraço.

Por Jose Lopes de Souza Neto
em 14 de Dezembro de 2010 às 10:38.

Bom dia Prof.Wilton, gostaria de saber como ficará a situação do goleiro no arremesso de meta.Pois antes, se a bola ulpassasse a meia quadra ou tocasse no adversario ele poderia tocar na bola denovo.E agora? após o arremesso de meta ele so podera tocar na bola se pegar no adversario???Grande abraço!

Por Wilton Carlos de Santana
em 17 de Dezembro de 2010 às 19:56.

Até o ponto que entendi, essa regra não mudará! Por isso, perguntei ao Vanderlei se ele sabia me informar algo a respeito. Abraço

Por Alpineu Ramao
em 13 de Janeiro de 2011 às 12:01.

Gostaria de saber se havera mudanças na regra para 2011 alem dessa do goleiro????

e quando havera livro de regras 2011 a disposição???

abrços professor wilton....

Por Wilton Carlos de Santana
em 7 de Fevereiro de 2011 às 11:36.

Alpineu e demais colegas, acessem http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/NovasRegras2011.pdf e conheçam as novidades para 2011. Saudações


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.