Esperei um tempo para postar esse debate... Na verdade era mais curiosidade de saber se alguém ia lembrar do Futsal Feminino por aqui...

De qualquer forma... Que fique aqui registrado que é um orgulho ter também o nosso Futsal Feminino no topo do mundo...

Que iniciativas como essa do Mundial de Futsal Feminino continuem acontecendo, para que o nosso esporte cresça tanto de um lado, quanto de outro...

Parabéns a todos que fizeram parte de mais esse trabalho Campeão do Brasil!

Comentários

Por Mario Zeymison
em 13 de Dezembro de 2010 às 12:35.

Kassius, para quem trabalha com futsal feminino assim como eu ficam aqui dois sentimentos: o de satisfação e orgulho em VER o futsal feminino evoluindo e ganhando proporções internacionais e a decepção em NÃO VER isso pela tv (ainda que fechada). Ter que aguentar apelações esportivas e comerciais como o "Showbol" ocupando um tempo precioso nas transmissões do Sportv não me agrada. Bom, pelo menos sabemos que a coisa tá andando... Já temos taças Brasil Sub 15, 17, 20 e adulta, Liga nacional, brasileiro de seleções e outros torneios estaduais e regionais, o que prova aos poucos o que eu digo todo treino para as minhas meninas aqui: luger de mulher é na quadra! :)

Por Claudia Kessler
em 14 de Dezembro de 2010 às 10:37.

Bom, admito que sequer sabia que a seleção brasileira de futsal feminino estava participando de competições oficiais. Por sinal, alguém sabe dizer quem faz parte da equipe, onde treinam e de quais competições estão participando? Não vi em nenhum site e nem na televisão notícias sobre essa equipe.

Abraço :)

Por Mario Zeymison
em 15 de Dezembro de 2010 às 06:36.

Cláudia, todas as informações sobre o futsal feminino de alto  nível você pode encontrar em www.futsaldobrasil.com (site oficial da CBFS).

Por Kassius Silva de Oliveira
em 15 de Dezembro de 2010 às 11:33.

Pois eh Marcelo...

Eu que também sempre tive um contato muito próximo com o Futsal Feminino, fico muito orgulhoso de ver o Brasil Campeão Mundial...

Infelizmente como vocÊ citou, dessa vez foi complicado de acompanhar o torneio até por TV fechada... Então o máximo que dá pra fazer é tentar achar algum site que transmita, acompanhar as notícias via sites específicos da área e/ou twitter...

Mas de qualquer forma é bom ver a modalidade ser organizando, tanto a nível de competições regionais e nacionais, quanto a nível mundial... Espero um dia ver também alguns jogos de Liga e de nossa Seleção Feminina na TV aberta... Enquanto isso não acontece, acho que é responsabilidade de cada um que é de fato apaixonado pelo esporte de divulgar, e levar a todos as notícias, atualizações e discussões também referentes ao Futsal Feminino!

Um abraço a todoos!

Por Enio Ferreira de Oliveira
em 17 de Dezembro de 2010 às 08:03.

Eu fiquei muito feliz em acompanhar e saber das notícias do futsal feminino, primeiro pelo Vander, amigo de longa data, depois pelas meninas, não só as que fazem parte do grupo da seleção, mas por todas que ao longo dos anos vem batalhando por um espaço descente nesta modalidade.

Tive o privilégio de trabalhar com futsal feminino universitário há muitos anos atrás, período em que eram discriminadas e mal compreendidas. Felizmente tudo isto está acabando, hoje, percebo no colégio em que trabalho, que a procura aumenta a cada ano, por exemplo, temos uma equipe de 14 meninas nascidas em 1999, fato raro, pois lembro que em outros anos para juntar 7, 8 meninas era uma luta árdua, muito dos pais não permitiam que suas filhas praticassem esta modalidade.

Com os campeonatos regionais e liga nacional cada vez mais forte, e agora com o advento do campeonato mundial, tenho certeza que a modalidade vai crescer mais. Agora daí conquistar a mídia e conseqüentemente patrocínio, coisa que o masculino vem lutando muito, vai depender de termos uma “Falcão” ou mais especificamente falando uma “Marta”.

Por Wilton Carlos de Santana
em 17 de Dezembro de 2010 às 19:52.

Kassius, Enio, Mario e amigos

É realmente interessante constatar a evolução competitiva do futsal feminino. Não apenas no âmbito federado, mas também no escolar, na iniciação. Há muitos colegas empregados por conta disso.

Em particular, o torneio inédito na Espanha (ainda sem o "selo" da Fifa de Copa do Mundo) evidencia o potencial internacional da modalidade e o início de uma rivalidade, até então por mim desconhecida, entre Brasil e Portugal! 

Pode demorar a entrar na TV, sobretudo na aberta, mas, assim como vocês, diria que o futuro do futsal feminino se revela promissor.

 

Por Claudia Kessler
em 17 de Dezembro de 2010 às 20:30.

Fiquei pensando cá comigo,

Qual a opinião de vocês: o futsal feminino é mais promissor que o futebol de campo, na atualidade?

Por Wilton Carlos de Santana
em 20 de Dezembro de 2010 às 07:19.

Cláudia, não tenho um dado concreto sobre o número de praticantes, mas me parece que o futsal é mais praticado que o futebol. Por exemplo, no Paraná, estado em que moro, há campeonatos estaduais a partir da sub-11.

Agora, se pensarmos na exposição midiática (TV), o futebol tem maior evidência (lembra-se do Pan?).

Talvez, ainda ocorra no futsal feminino algo que o futsal masculino superou em parte: preparar o atleta para o futebol.

Valeu!

Por Enio Ferreira de Oliveira
em 18 de Janeiro de 2011 às 10:03.

O feminino está crescendo, isto é fato no mundo todo, a pergunta é: Nós treinadores e educadores, estamos crescendo junto e nos preparando adequadamente para "trabalhar" com esta modalidade ? 

Creio que não, o que temos hoje em dia, no mundo todo, são técnicos adaptados tentando aproveitar a experiência do masculino e usar com o feminino, salvo exceções.

Por Claudia Kessler
em 18 de Janeiro de 2011 às 11:15.

Enio, por que achas que no futsal feminino não se podem usar as mesmas experiências trabalhadas no masculino? Por questões fisiológicas, psicológicas ou algum outro motivo?

Por Enio Ferreira de Oliveira
em 19 de Janeiro de 2011 às 01:49.

Claudia

Eu creio na diferença sim fisiológica, emocional e etc. Mas o que eu estou me referindo especificamente é que a relação técnico / atleta é diferente, é preciso conhecer mais a fundo cada atleta e saber como se relacionar de forma diferente do masculino. Por exemplo: lembro que quando, no masculino, eu propunha alguma jogada ensaiada de bola parada, normalmente o homem vai lá e treina, executa sem questionar muito, já as meninas são mais detalhistas, querem saber "porque ir por alí, porque não posso ir por aqui".

Agora quanto a técnica e a tática não vejo muita diferença não, a potência pode mudar mas os princípios são os mesmos.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.