PC continua sendo o melhor técnico do Brasil, suas propostas táticas fogem do pradrão da grande maioria (ex. equipe do Corinthians na Liga Nacional e Taça Brasil). É cansativo ver  aquele entediante toca e sai pelo meio aguardando "encaixar" alguma jogada ensaiada ou um drible espetacular de qualquer atleta, fato que acontece também na seleção brasileira, que força a torcida "leiga" gritar FALCÃO, FALCÃO, FALCÃO, até quando ?
Precisamos da criatividade dos nossos jogadores sim, mas também precisamos da criatividade de nós treinadores para inovar, surpreender, principalmente os ESPANHOIS.

Comentários

Por Enio Ferreira de Oliveira
em 10 de Dezembro de 2010 às 18:51.

Creio também que a proposta tática do PC quebrou alguns conceitos da marcação quadrante, e, foi brilhante o Marquinhos Xavier (Copagril), um profundo estudioso, conseguir anular às movimentações propostas pela equipe do Corinthians.

Por Kassius Silva de Oliveira
em 10 de Dezembro de 2010 às 21:54.

Concordo em gênero, número e grau com a afirmação de que o PC seja ainda o melhor treinador de Futsal do Brasil...

E ainda completo que minha opinião seria a mesma, caso o Corinthians não tivesse ganhado a Taça Brasil...

Independente de resultados, o que o time do PC trouxe para as quadras nessa temporada foi algo totalmente fora dos padrões, muito acima de qualquer vitória ou derrota... Um estilo de jogo plástico, sincronizado e sobretudo muito bem treinado... Que espero que sirva de exemplo para todos da área, indicando que sempre é possível criar e inovar, por mais estáticos e definidos que os conceitos pareçam estar, quer seja no Fusal ou em qualquer outra área.

Há sempre o espaço para quem arrisca-se na busca pela evolução, para aquele que foge do tradicional e aventura-se em algo novo.

Me encantei também nessa temporada pela leveza e simplicidade do padrão de jogo da equipe de Marechal Rondon, leve, mas muito bem definido, e simples, mas muito bem organizado. Trabalho digno também de se tornar referência para todos, com uma proposta muito bem armada pelo seu treinador para se encaixar perfeitamente às características das perças que ele tinha em mãos...

Para mim portanto, PC e Marquinhos Xavier... As gratas surpresas de 2010!

Por Flávio Augusto de Araújo Rosa
em 11 de Dezembro de 2010 às 14:42.

Por Mario Zeymison
em 13 de Dezembro de 2010 às 10:23.

Também concordo com as opiniões sobre PC e Marcos Xavier, mas quando falamos de propostas táticas não podemos deixar de lado mestres do futsal como Ferreti, Mussalem e Perdigão. Ainda que não tenham apresentado um "cone mágico" na utilização de um linha-goleiro como o comandante corinthiano continuam protagonizando os maiores duelos do salonismo nacional. Talvez o que nos falte ainda para termos ainda mais novidades táticas e gratas surpresas tal qual a Copagril 2010 seja a ausência de grandes estudos referentes ao futsal em maior quantidade (e qualidade também). Os maiores motivos de a Espanha tornar-se uma potência no futsal mundial foram a incidência dos brasileiros nas ligas locais e o grande número de pesquisas e aplicações metodológicas desenvolvidas nas quadras de lá.

Por Kassius Silva de Oliveira
em 13 de Dezembro de 2010 às 11:39.

Muito legal ver o nome do Perdigão, Treinador do Minas Tênis Clube incluso entre esses monstros do Futsal Nacional...

Para mim que sou mineiro é sempre um orgulho ver esse representante de nosso estado figurando entre os melhores times do país... Achei que se citasse tal fato aqui seria um certo "bairrismo", mas todos que acompanharam os jogos do MTC na Taça, e sobretudo o jogo da semifinal contra o Carlos Barbosa, sabem que com um elenco bem mais "modesto" que os outros concorrentes diretos, o time do Professor Rodrigo Perdigão deu muito trabalho para ser batido e só perdeu sua vaga na disputa de pênaltis.

No último comentário, o Professor Mário colocou que talvez nos falte ainda grandes estudos referentes ao futsal... Concordo com isso, entretanto, acredito que talvez além de estudos, falte também um pouco de ousadia, de vontade de inovar... Há quanto tempo não vejo novidade alguma nos padrões e movimentações de jogo como vi nessa Liga, exemplo claro é o cone proposto por PC...

Acho que hoje em dia se cria pouco taticamente, a tendência aponta para uma certa "acomodação", levando padrões e movimentações de mais destaque serem sempre repetidos, quer seja na parte ofensiva, quer seja na parte defensiva, sem por vezes sequer se pensar em uma adaptação própria e adequada ao time e ao elenco.

O que vi nessa Liga 2010 porém me deixa animado... Espero que esses treinadores que se destacaram em 2010 sigam sacudindo o nosso Futsal com cada vez mais novidades!

Por Enio Ferreira de Oliveira
em 13 de Dezembro de 2010 às 12:02.

Muito bom o rumo em que esta tomando esta discussão. Concordo com o depoimento sobre o Perdigão, este ano tive o privilégio de ter aula com ele no Pós em Futsal na Gama Filho de São Paulo e pude constatar seu auto grau de conhecimento e habilidade com a modalidade. Quem sabe um dia veremos o Minas com um elenco capaz de não criar dificuldade para os "grandes", mas sim disputar as finais em “pé de igualdade”.

Quando ao padrão proposto pelo PC vai além do “cone” no goleiro linha. Pra mim, dentre outras, a que mais me encantou foi a movimentação do ala sem bola para o meio, por traz da marcação, configurando um 3x1 e “desconfigurando” rapidamente, confundindo alguns princípios da marcação quadrante, pelo menos em grande parte da liga.

O bom é que, todos estão tomando a consciência que o Brasil não sobrevive mais só dos habilidosos e talentosos, precisamos estudar, e muito, aí sim, inovar com padrões que surpreendam, mas sem abrir mão do que temos de melhor que é a habilidade incontestável do atleta brasileiro.

Por Mario Zeymison
em 13 de Dezembro de 2010 às 12:24.

Enio, claro que o "cone" citado foi apenas uma das propostas do PC. Tb o considero o melhor do salonismo brasileiro e ainda gostaria de revê-lo na seleção. Quanto à falta de inovações, é fato. Acredito que deve ser aquela máxima: em time que está ganhando não se mexe. Levando a coisa para os gramados, vimos recentemente um belo duelo entre Mourinho e Gardiola. Fala-se em pragmatismo x espetáculo. Acredito eu que são propostas distintas e cada uma delas merece o devido respeito. É evidente que aos olhos o futebol do Barcelona nos chama mais a atenção. Porém, quem conhece os trabalhos táticos aplicados pelo português no Madrid sabe que ele é diferenciado. Voltando ao futsal, sem dúvida existem grandes trabalhos sendo feitos Brasil afora e ainda ocultos aos amantes deste esporte. O elitismo pregado pela liga nacional e suas fartas franquias impendem que forças do futsal nacional como Pernambuco e Ceará fiquem de fora por "N" fatores.

Por Enio Ferreira de Oliveira
em 17 de Dezembro de 2010 às 08:38.

Mário, bom dia!

Assunto delicado este, infelizmente tudo gira em torno da mídia. Ela sobrevive de público (audiência), pois atrai patrocínios que é seu "alimento" diário. O patrocínio paga o espaço na mídia se ao final de tudo seu faturamento aumentar. Ou seja, resumindo, precisamos de público. E sabemos que nossa modalidade, como outras, na TV se torna entediante para o "leigo", daí precisarmos de mais "Falcões", ou fazermos como os americanos, vai se alterando a regra, descaracterizando a proposta inicial da modalidade, com o fim de tornar mais atraente para a grande maioria.

Mas eu creio que já evoluímos muito, vermos o futsal no Esporte Espetacular aos domingos já é uma evolução, está certo que são jogos só da Seleção Brasileira, e muitas vezes este programa passa até campeonato de “par ou impar” dependendo das opções disponíveis, mas já é uma evolução.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.