psi - da Ciência Hoje - Laercio

Revista científica dedicada a questões lésbicas

A revista LES Online – publicação digital sobre questões lésbicas – foi lançada este mês e teve apresentação pública na Escola Superior de Educação do Porto. A equipa editorial é constituída por quatro membros – Eduarda Ferreira, Maria João Silva, Isabel Bento e Clara de Carvalho –, mas aceitam submissões de artigos e outro tipo de textos sobre a temática lésbica.

Tem como objectivo divulgar estudos e investigações de carácter científico, assim como projectos de intervenção e artigos de opinião, relacionados com as diversas vertentes da temática e contribuir para a reflexão sobre questões lésbicas e promover os direitos e a igualdade de oportunidade destas mulheres.

As questões lésbicas são frequentemente enquadradas no âmbito de abordagens ligadas ao feminismo ou LGBT (Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero), mas no entendimento das impulsionadoras do projecto era também necessário “abordar aspectos específicos relacionados com as questões lésbicas que não são visíveis”.

A revista terá uma periodicidade semestral com um número a sair em Junho e outro em Dezembro e a edição é bilingue (português e inglês), mas aceita textos de outras línguas (francês e espanhol). É apenas online, já que “faltam recursos para a publicação impressa”. A ideia do LES Online começou em 2005, mas apenas como o blog «Sexualidades no Feminino», no qual já existiam encontros debates.

Um dos artigos em destaque da primeira edição é de Ana Maria Brandão, socióloga da Universidade do Minho: «Lesbianismo, Feminismo e Activismo Gay: Alianças Difíceis». Para além da equipa editorial, a revista inclui uma Comissão Consultiva de modo a assegurar a qualidade da revisão dos artigos submetidos. A LES Online já tem mais de 15 autores registados de vários países.

A apresentação teve uma mesa redonda constituída por: Rui Ferreira (Presidente da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto), Eduarda Ferreira (Equipa Editorial da Revista LES), Conceição Nogueira (Docente e Investigadora da Universidade do Minho), Milice Ribeiro (Docente e Investigadora da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e três elementos de partidos de assento parlamentar (Bloco de Esquerda, Partido Socialista e Partido Comunista Português).

...........

A notícia no Ciência Hoje: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39085&op=all

O endereço da Revista: http://www.lespt.org/lesonline/index.php?journal=lo

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.