Colegas, 

 

Estão abertas, até 09 de março,  as inscrições para Apresentadores de trabalho no Seminário Temático Diversidade Sexual e de Gênero nas práticas corporais e esportivas do VII Congresso Internacional de estudos Sobre Diversidade Sexual e de Gênero, promovido pela Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH)

 

O evento vai acontecer de  7 a 9 de maio na FURG, na cidade de Rio Grande (RS). As informações sobre o evento estão disponíveis em: http://abehcongresso2014.com.br/apresentacao/

 

Ementa do Simpósio Temáticco:

 

ST 16. DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NAS PRÁTICAS CORPORAIS E ESPORTIVAS
Profa. Dra. Silvana Goellner
  (UFRGS) – vilodre@gmail.com

O ST tem como objetivo discutir questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero no campo das práticas corporais e esportivas. Procura reunir trabalhos com foco nestas práticas uma vez que se constituem espaços de produção de corpos, identidades e subjetividades. Sua nomenclatura advém do entendimento de que nem todas as práticas corporais são esportivas como, por exemplo, a dança, o circo, a capoeira, a ioga e o hip hop visto que têm características que as diferenciam das atividades esportivas propriamente ditas, ou seja, aquelas que incorporam na sua prática cotidiana os códigos do esporte de alto rendimento. Ao privilegiar tais pesquisas o ST procura analisar os mecanismos específicos através dos quais as práticas esportivas e corporais produzem e reproduzem representações de feminilidades, masculinidades e sexualidades. Para tanto, parte do pressuposto de que estas práticas são espaços generificados e generificadores que contemplam condições diferenciadas de acesso e permanência para aqueles sujeitos que não se enquadram  em uma representação normatizada de gênero e de sexualidade. São espaços também de resistência nos quais se travam inúmeras disputas em busca de significação, reconhecimento, protagonismo e visibilidade, seja no seu acontecer cotidiano, nos projetos educacionais e nas políticas públicas. Dada a grande expansão desta área de pesquisa, sobretudo no que respeita as relações de gênero, a proposta do ST se insere também a agenda das tarefas dos Estudos de Gênero  e a Teoria Feminista no país, cujas contribuições têm possibilitado que pesquisador@s de diferentes campos disciplinares observem as práticas corporais e esportivas a partir de temas relacionados à diversidade sexual e de gênero produzindo subsídios teóricos e metodológicos direcionados para a a elaboração de propostas pedagógicas e de políticas públicas que contemplem estratégias que promovam e respeitem a diversidade sexual e de gênero.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.