Abordando um assunto - Acessibilidade

 

Tenho uma Academia de Ginástica e um fiscal da prefeitura me incomodando.

Acredite quem quiser, estou em desacordo com a Lei de Acessibilidade. Tenho rampa na porta da rua, tenho banheiro adequado a portador de deficiência física, tenho corredor largo para atender a cadeirantes ou para quem anda com auxilio de muletas, tenho todos os caminhos demarcados na forma da lei para deficientes visuais, enfim, procurei atender a lei em tudo que me foi exigido.

Ocorre que tudo isso está nas áreas comuns de circulação Academia.

 

Na sala de musculação o fiscal me exigiu espaço entre as esteiras para poder circular um portador de deficiência. Aleguei ao fiscal que as esteiras eram fabricadas para ficar umas ao lado das outras e que a manutenção era feita pela frente ou por traz do equipamento, não havendo necessidade no distanciamento exigido. Aliás, perder uma esteira a cada dois metros é deixar de atender a clientela na sua necessidade de exercício aeróbico no horário que ele pode frequentar a Academia – no horário de pico.

 

Pasmem! O fiscal me disse um deficiente poderia precisar circular entre as esteiras.

Pergunto: - Pra que? O deficiente visual deve ser conduzido e acomodado na esteira. O cadeirante, o de muletas, ou o amputado (membros inferiores) não vão utilizar a esteira. Os demais deficientes que conheço não terão dificuldades em instalar-se e exercitar-se.

Sabe o que me disse o fiscal? R – E se o senhor ficar deficiente, como percorrerá o ambiente da sua sala de musculação?

Complementou: Ademais, o vírus da gripe requer distancia de ½m entre um ser humano e outro, para minimizar a possibilidade de contaminação. 

Fiquei com vontade de perguntar mas não o fiz: P – E nos ônibus, como é? Ninguém espirra? Ninguém tosse? Ninguém solta Pum?

 

Tive outros problemas com a fiscalização. Na piscina, na escada, no balcão da recepção, no telefone público que tenho na cantina. Aliás, na cantina foi uma coisa de louco, mas isso é assunto pra semana que vem.

 

Boa noite! Sonhe com os anjos, não com o fiscal.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.