Boa tarde a todos   A minha pergunta é: Como entrar no Mercado da Bola?????   Estou procurando trabalhar na área da gestão desportiva ou no Jurídico de algum clube, mas o que tentei não deu resultados até agora, procuro fazer todos os cursos e participar de todos os eventos como simpósios e palestras na área desportiva que são realizados em Curitiba-Pr... quem quiser pode solicitar o meu curriculum, todos os cursos e palestras com seus respectivos certificados.   Entrei em contato com aproximadamente 120 clubes pelos seus respectivos sites, solicitando o e-mail do setor pelas contratações, até agora um verdadeiro descaso por parte dos mesmos, pois apenas 7 clubes responderam e me encaminharam para o setor respectivo...   Tentei entrar em contato direto com os "Executivos da Bola" pois no site da ABEX tem os e-mail de todos os filiados, nenhum me respondeu...   Estou desde o mês de Janeiro de 2012 na procura e ate agora nada... andei analisando alguns currículos de quem entrou em algumas funções dos clubes nas ultimas eleições ou gestões e o que me espanta tenho mais horas de palestras e cursos que muitos que entraram nessas funções, e olhe que tenho poucas...   Quando participo dos eventos saio motivado com que escuto e pelo encanto de trabalhar no futebol, mas parece se você não tiver o "QI= Quem Indica" você não é ninguém, que este QI é mais importante que o verdadeiro QI (inteligencia). sei que no mercado de trabalho é assim, mas parece que no futebol isto é muito mais evidente...     Perguntas: Como entrar no Mercado da Bola? terei que ter um agente ou empresario para entrar na área da gestão ou jurídica de um clube? terei que investir "R$" em um clube para poder começar a trabalhar na área?       Peço desculpa se tomei muito o tempo de todos, Agradeço desde já.     Fabio Carzino

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 19 de Fevereiro de 2013 às 03:02.

Fábio,

Confesso que não tenho respostas contundentes para o seu problema, mas acho que com ajuda de algum profissional de RH você poderá ter mais sucesso.

Trabalhar com esportes é diferente de outros setores, como você certamente já percebeu. Muitos profissionais que já estão na área preferem estar rodeados por amigos, que muitas vezes são apenas amigos e não profissionais gabaritados para exercer determinada função. Mais do que qualquer outro trabalho, futebol é um esporte onde as pessoas precisam estar ajustadas porque os três pontos numa vitória valem muito. Por isso, quem já está no meio preferem os conhecidos de longo tempo.

Não é incomum também treinadores terem como auxiliares um irmão ou até o próprio filho. Ter na Comissão Técnica muitos parentes e amigos. Eu conheço treinador que tem o filho como preparador físico e irmão como auxiliar técnico. Não sei se num outro trabalho isso seria possível.

Não sei qual é a experiência profissional que possui na área esportiva, por isso tenho pouco a dizer, mas é bom que saiba que é uma área bem diferente dos "trabalhos comuns". Adianto também, que nem sempre é a capacidade profissional ou o valor do currículo que contam, porque o futebol ainda não é uma ciência e muitas coisas são resolvidas empiricamente, quase sem querer.

Abraços,

Por Luiz Roberto Nuñes Padilla
em 19 de Fevereiro de 2013 às 04:20.

Prezado Fabio: O plano de atuação do esporte tem peculiaridades, como a inversão do objetivo das regras, e a valoração da imponderabilidade. Compreender essa dimensão, na qual as emoções assumem o comando, pode ajudar a superar as dificuldades que estás encontrando. Poderás descortinar alguns horizontes em: http://www.padilla.adv.br/desportivo/conceito/


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.