Cevnautas da Gestão & Treinamento, Preciosa a reunião dos mais importantes centros de treinamento de esporte de alto de rendimento do mundo, que estão reunidos na SSPS. Já pensaram se desse encontro consegue sair um capítulo brasileiro da Associação? Laercio

 Fórum Internacional sobre Esportes de Elite será transmitido ao vivo pelo site do COB nesta quarta (28) e quinta-feira (29)

A comunidade do esporte de alto rendimento no Brasil e no mundo poderá acompanhar ao vivo as palestras do VIII Fórum Internacional sobre Esportes de Elite. As palestras dos dias 28 (quarta-feira) e 29 (quinta-feira) serão transmitidas ao vivo pela Internet, através do site do Comitê Olímpico Brasileiro, pelo link  http://www.cob.org.br/movimento-olimpico/viii-international-forum-on-elite-sport (confira abaixo a programação). O evento é realizado a cada dois anos pela Associação de Centros de Treinamento de Alto Rendimento (The Association of Sport Performance Centers – ASPC) e esta será a primeira vez que o mesmo acontece na América do Sul, mais precisamente no auditório do Comitê Olímpico Brasileiro - COB, no Rio de Janeiro. O objetivo do Fórum é ampliar a troca de conhecimento e experiências sobre o Esporte de Alto Rendimento e a gestão de Centros de Treinamento.

A programação do evento reunirá alguns dos maiores especialistas em esporte de alto rendimento e performance do mundo: Michael Johnson, quatro vezes medalha de ouro em Jogos Olímpicos; Cláudia Bokel, presidente da Comissão de Atletas do COI e medalhista olímpica; Liz Nichol, chefe-executiva do UK Sports (agência governamental que financia o esporte britânico); Clive Woodward, ex-diretor da Comitê Olímpico Britânico (BOA); John Underwood, consultor de desempenho dos Navy Seals, a principal força de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos; Dr. Lee Kaplan, chefe da divisão de Medicina do Esporte da Universidade de Miami (EUA); Bernardinho, técnico campeão olímpico pela Seleção Masculina de Vôlei, entre outros.

“Com a proximidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o COB está trabalhando intensamente para ampliar os laços entre os centros dedicados ao esporte de elite e para compartilhar experiências com algumas das principais pessoas e organizações que trabalham com esporte de alto rendimento no mundo. Este fórum é mais uma importante oportunidade nesta direção”, afirma o diretor-executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire.

Os principais objetivos do Fórum são promover a trocar informações e experiências entre pessoas, organizações e instituições interessadas em esportes de elite, além de fornecer aos participantes oportunidades para que se estabeleçam acordos de colaboração entre os Centros de Alto Desempenho. 

Confira a programação das palestras:

Wednesday
August 28th, 2013

09:00 - 10:00

Welcome and Opening Ceremony

10:00 - 11:15

Leadership in teams
BERNARDO REZENDE
Brazil Men's National Volleyball Team Coach

11:15 - 11:30

Coffee Break

11:30 - 12:45

Sport Science in High Performance Athletes - Case of Miami University
Dr. LEE KAPLAN
Sports Medicine  Division Chief of the U Health Sports Medicine

13:00 - 15:00

Lunch

16:30 - 17:30

Sustainability and Legacy
TANIA BRAGA
Head of Sustainability and Legacy of the Rio 2016™Organising Committee

17:30 - 18:20

Training High Performance Athletes
MICHAEL JOHNSON
Four-time Olympic track and field gold medalist

Thursday
August 29th, 2013

09:00 - 10:30

Performance
JOHN UNDERWOOD
Human Performance Consultant for the U.S. Navy SEALS

10:30 - 10:45

Coffee Break

10:45 - 12:00

The IOC Athlete Career Programme
CLAUDIA BOKEL
Chairperson of the IOC Athlete's Commission

12:00 - 14:00

Lunch

14:00 - 16:15

Getting ready for Rio 2016 Games

Sports Venues and Olympic Training Center Legacy
AGBERTO GUIMARÃES
Executive Director of Sport and Paralympic Integration of the Rio 2016TM

Organising  Committee

Brazil’s Strategy for the Rio 2016 Games
MARCUS VINICIUS FREIRE
NOC Brazil – Sports Director

16:15 - 16:30

Coffee Break

16:30 - 17:45

London experience and Legacy from Olympics
LIZ NICHOLL
Chief Executive of UK Sport

Atenciosamente,

Comunicação – Relações com a Imprensa

Christian Dawes / Daniel Varsano

Tels: 21-2494.2085- imprensa@cob.org.br

http://www.cob.org.br/ http://www.timebrasil.org.br /

http://twitter.com/cobimprensa/ http://twitter.com/timebrasil/ https://www.facebook.com/comunidade.timebrasil/ http://youtube.com/timebrasil

 

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 29 de Agosto de 2013 às 21:29.

Laércio,

Com o fuso horário contrário, não é fácil acompanhar os eventos no Brasil. Se você assiste, não dorme e se não dorme não rende no trabalho. Se não rendo no trabalho eles te mandam embora. Com japonês não tem conversa.

Mesmo assim, vou acompanhando os acontecimentos pelos noticiários, que aliás, que são bem superficiais. É o COB, não é mesmo?

Por Roberto Affonso Pimentel
em 30 de Agosto de 2013 às 18:30.

Coisas para "inglês ver"!

Existe uma "lei do contra-senso"? Se não, deveriam criá-la, pois divulgação já tem o suficiente.Os marmanjos se reúnem, gastam uma nota, divulgam um negócio (deveria ser trabalho) e, no final das contas, tudo ficará com estava antes.

Para alcançar o alto nível, p.ex. no voleibol, são necessários muitos anos de treinamento e prática. Isto às vezes pode ser medido, ou melhor dizendo, ter uma medida de que ocorrerá um novo talento entre tantos que buscam essa meta. As variáveis são muitas neste percurso, e a grande maioria desiste ou deriva para outros objetivos. Contudo, o treinador de plantão no alto nível, pelo menos no caso do Brasil, não desenvolve trabalho nos escalões da Formação e, mesmo em outros desportos, sabe-se das deficiências com que os selecionáveis chegam a compor a equipe representativa nacional. E nessa fase sobrevém a indefectível afirmação: "Não tenho tempo para treinar fundamentos em um atleta que alcançou o alto nível"!

Ora, então o que fazem? O que estarão discutindo nesse momento? Pelo menos para mim, em meus parcos conhecimentos, não percebo que tipo de contribuição uma reunião dessas possa ter proveito. A não ser que façam o que a Ginástica fem fazendo, contratando técnicos FORMADORES de atletas, caso atual do russo (treino integral).

Já tentei por diversas vezes conversar com técnicos de seleção sobre treinamento no alto nível, mas o acesso é restrito, e deveras protegido de ação "de fora". Mas basta ver uma partida de nossas seleções - masculina e feminina - para se aquilatar quanto falta para atingir o tal chamado "alto nível".

Como provavelmente vão me indagar "Mas como somos os primeiros do ranking"? Somos campeões olímpicos e detentores de todos os títulos e continuamos no topo"? Diria simplesmente, que a mediocridade está generalizada, portanto temos na atualidade diversas equipes que não mereceriam estar no "alto nível". Mas como há deficiências em todos os países na Formação, joga-se com os "menos ruins". Em suma, o "alto nível" está furos mais baixos do que em outras épocas e isto deve ser bastante difícil para os jovens apreciarem, pois não viram o que outros olhos mais atentos presenciaram "com olhos de ver" e não de torcer, ou estimulados pelas TVs e seus comentaristas de plantão, ex-atletas aprendizes de feiticeiros. Há que se ter cuidado com a mídia e os fazedores de mitos e heróis.

Quanto desperdício!  Afinal, que necessidades tem o Brasil neste exato momento às vésperas da competição?

Vejam o "Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol" no país, em que apresentamos um estudo a ser discutido para a Formação, inclusive aplicado para diversos desportos. Esperamos que os Formadores de atletas (e de talentos) se esmerem no apuramento das deficiências técnicas para não serem alvos de reclamações dos plantonistas no alto nível. 

Visitem: www.procrie.com.br/procrienoprezi/   E comentem, participem de discussões, pois creio que os que estão a discutir por aí nada sabem a respeito e permanecem confundindo ponto de partida com o ponto de chegada. Ou melhor dizendo, "alhos com bugalhos".

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.