“Períodos de exercício físico durante o turno de trabalho são mais eficazes do que as pausas para reduzir o desconforto músculo-esquelético e fadiga física e mental em atendentes de call-center”.

 

Estudo

Nesse estudo, realizado em São Paulo, os pesquisadores avaliaram a influência de um programa de Ginástica Laboral no desconforto músculo esquelético e a fadiga mental de atendentes do Centro de Atendimento de uma companhia aérea.

         Participaram ao todo 64 atendentes, dos quais, 32 realizaram Ginástica Laboral. Os outros 32 atendentes fizeram o tempo de pausa e foram instruídos a não realizarem atividades físicas ou quaisquer outras tarefas. O programa de Ginástica Laboral consistiu em 4 sessões semanais de 10 minutos no meio do turno de trabalho durante 2 meses. Os participantes realizaram 10 diferentes conjuntos de exercícios, incluindo alongamento (isquiotibiais, coluna vertebral, braços e ombros), mobilização articular (Mãos, punhos, ombros, coluna, quadris, joelhos e tornozelos) e relaxamento. As sessões eram compostas por Grupos de 5 a 8 atendentes.

Resultados

         O desconforto músculo-esquelético diminuiu em ambos os grupos, mas a redução foi estatisticamente significativa apenas para a coluna, nádegas e a soma dos segmentos (braços e pernas) nos atendentes que participaram go programa de Ginástica Laboral. Além disso, mostraram diferenças significativas no nível de fadiga mental.

        

 

Artigo publicado na Clinical Science

LACAZE, D.H.C.; SACCO, I.C.N.; ROCHA, L.E.R.; PEREIRA, C.A.B.; CASAROTTO, R.A. Stretching and joint mobilization exercises reduce call-center operators’ musculoskeletal discomfort and fatigue. Clinical Science, v.65, n.7, p.657-662, 2010.

Para acessar: http://www.scielo.br/pdf/clin/v65n7/a03v65n7.pdf

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