Caros amigos, ontem fiquei sabendo em um curso que estou fazendo de pós pelo Sálvio que é o coordenador da arbitragem da CBHb que a regra do trifásio irá mudar em 2010. Escrevi um texto em meu site que tem o link a seguir, para que possam entender melhor como serão essas mudanças.

http://pedagogiadohandebol.wordpress.com/2009/09/28/adeus-aos-tres-passos-o-handebol-vai-mudar-e-muito/

Sugiro que distutamos os seguintes pontos a partir da leitura:

1.Como ficará a ATRATIVIDADE AO JOGO (principalmente na iniciação)

2.Quais mudanças TÁTICAS ofensivas e defesnivas deverão ocorrer?

3.Quais impactos com relação à DIVULGAÇÃO DO HANDEBOL?

Abraços,

Comentários

Por Herus Armstrong
em 28 de Setembro de 2009 às 12:38.

Não acredito que dure muito tempo isso:
- É ótimo como aprendizado
- Vai inviabilizar jogos em quadras menores, o que acontece bastante nos escolares
- Adulto: grandes chances de ser mais "violento"

Por Francisco Raimundo Côrtes Camarão
em 28 de Setembro de 2009 às 15:01.

Acredito que como atividade lúdica, aquecimento e grande jogo possa ser uma alternativa. No jogo acho que traria complicações sérias referente a espaço físico, contato entre os participantes( integridade física ) e dinâmica do jogo.

Por Lucas Leonardo
em 28 de Setembro de 2009 às 16:33.

Bem, não sei se está claro, mas essa alternativa será uma relaidade em pouco menos de 1 ano.

Não sei sobre se a coisa vai pegar ou não, mas garanto que pensando em processo de ensino-aprendizagem, isso necessitará de várias adaptações nos quesitos táticos individuais e vai, com certeza, tornar o jogo mais dinâmico.

Como a as punições para a defesa continuam as mesmas, com certeza teremos maior tempo de jogo com jogadores excluídos por 2 minutos.... pois defender será muito mais dificil que hoje, quando jogar com inferioridade numérica já não é novidade em partidas.

Meu único receio é a coisa não pegar, e alunos de 12, 13 e 14 anos, que nesse período aprenderam a realizar 5 contatos como forma de se deslocar com bola, depois terão uma grande dificuldade no ajuste da aprendizagem já adquirida.

Bem, ensinarei meu alunos que ainda não competem já com base na nova regra que com certeza estará sendo aplicada no próximo cilco olimpico.

Se a coisa mudar, haja trabalho!

Grande abraço,

Por Sérgio Presley
em 29 de Setembro de 2009 às 13:53.

Acredito que com a mudança, ocorreram algumas possibilidades muito boas e outroas muito ruins; por exemplo: a adaptação de arbitros e jogadores de todas as categorias que se iniciaram com "três passos", mudança das fintas e mudança de direção, diminunição da distancia para o gol, entre outras.

Neste momento, haverá muitos contra e muitos a favor! Vamos esperar...

Por Jorge Dorfman Knijnik
em 3 de Outubro de 2009 às 11:33.

Olha, os cinco passos, 5 steps, se tudo seguir deste jeito, podendo rolar inclusive o ’duplo pentafasico’, o jogo realmente vai ter muito mais contato fisico, com alguns disseram, mais chance de violencia, vai virar um novo rugby indoor,na minha parca visao - de fato, estao criando um novo jogo, existira certamente, ou melhor, coexisitirao o handebol de 3 passos e o de 5, ate q inventem um novo nome. Acho q uma mexida destas, no ’fundamento’ do
jogo - e acredito q vcs entendam o q quero dizer,nao eh o fundamento tecnico ao qual me refiro (ate pq este nao existe!para alem do jogo jogado), mas sim a base, algo historicamente e socialmente consolidado, que dava a identidade unica aquele jogo - no basquete por exemplo, pode se mexer em varias regras,tamanhos, tempo, alias, sou super favoravel a isso, ate pela questao da tele-espetacularizacao da coisa, mas ja imaginou  se a bandeja virar de 3 passos? no volei,um dos esportes q mais cresceu mudando as regras adequando-se a espetacularizacao midiatica,incluiram ate o peh, mas ja imaginou se puserem 4 toques por equipe, ou 2 por jogador? enfim,nao sou contra mudancas,achava ate q tinha q se tirar um jogador, deixar com 5
na quadra,isso traria mais gols! ou fazer um jogo passivo mais rigoroso, com tempo e tudo (ah,nao pode imitar o basquete?!),mas esta mudanca,pra mim,cria um novo jogo, as defesas abertas ja eram, como disse o Lucas Leo, os goleiros tao
fudidos.(sorry,Leo, ainda da tempo de ser pivo)alias,como vao marcar um pivo q pode dar cinco passos?Eu nao vou mais marcar na base...Alias, nao vou mais marcar, vou torcer pra que alguem tropece no quarto passo, ou saio da frente, que o embalo vai ser forte! quantos passos serao permitidos na rio-2016? qual dos ’handebols’ sera la jogado, o de tres ou o de 5 steps? Saudacoes tricordianas.

Por Sérgio Presley
em 17 de Novembro de 2009 às 13:35.

Não será permitido dar o "duplo pentafásico’, pois para poder efetuar "cinco contatos" com o solo será obrigatório receber a bola no ar! Segundo arbitro internacional!!!

Confere!? Ou alguém sabe de algo diferente.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.