IHF APROVA, E HANDEBOL TERÁ NOVAS REGRAS NAS OLIMPÍADAS DO RIO 2016

Federação internacional institui cartão azul, tira a subjetividade do jogo passivo, modifica ação do goleiro-linha e outras medidas que foram testadas no Mundial Júnior

Por GloboEsporte.com

Rio de Janeiro

02/03/2016 19h46 - Atualizado em 02/03/2016 19h55

 

Testadas no Mundial Júnior que aconteceu no Brasil, em 2015, as mudanças nas regras do handebol entrarão em vigor a partir do dia 1º de julho de 2016 e valerão para os Jogos do Rio 2016. Ao todo, foram cinco alterações no livro de regras da modalidade. Entre as mais importantes estão o goleiro-linha e o jogo passivo. Além da mudança nesses dois itens, também foi inserido o cartão azul, novas orientações quanto a jogadores lesionados durante a partida e as sanções aos times no último minuto de partida.

A partir de agora, não será mais necessário que o sétimo jogador de linha venha do banco com o uniforme de goleiro para fazer uso da tática do goleiro-linha. Agora, as equipes poderão jogar com sete jogadores na linha e qualquer um dos atletas poderá sair, a qualquer instante, para que o goleiro retorne para a meta. Caso não haja tempo para que a troca aconteça, fica proibido que qualquer atleta de linha entre na área do goleiro para fazer sua função.

Outra mudança diz respeito a polêmica regra do jogo passivo, quando uma equipe não busca o ataque e a arbitragem reverte a posse de bola. Sempre muito subjetiva, ela agora foi regulamentada. O jogo passivo ficará definido quando o árbitro erguer a mão direita. A partir daí, o time que estiver no ataque poderá trocar até seis passes para definir a jogada. Se não o fizer, perderá a posse. A contagem não será zerada em caso de falta ou lançamento bloqueado.

A terceira mudança diz respeito aos jogadores lesionados durante o jogo. Se a arbitragem entender que eles podem se levantar sozinhos e deixar a quadra, os mesmos terão que fazê-lo, sob pena de cartão amarelo ou dois minutos de suspensão. Eles só podem chamar os oficiais de equipe para dentro de quadra quando os árbitros liberarem. Ele será supervisionado pelo delegado do jogo e só pode voltar para a quadra depois do terceiro ataque do seu time. A medida visa impedir ações antidesportivas e a quebra do ritmo dos jogos.

A Federação Internacional de handebol (IHF) também instituiu o cartão azul. Antes, só existia o cartão vermelho, dado ao jogador expulso da partida. Ele é desqualificado do jogo, mas pode retornar para o jogo seguinte caso não seja feito nenhum relatório sobre sua conduta. Agora, para tornar para o público as ações mais claras, o jogador pode receber um cartão azul depois do vermelho. Ele indica que haverá relatório sobre a sua conduta na partida e que ele pode ou não ser suspenso para o próximo duelo ou até desqualificado de todo o campeonato se for o entendimento.

A última alteração foi em relação as sanções que eram aplicadas no último minuto de jogo. Agora, elas só serão utilizadas nos últimos 30 segundos do confrontos. A punição com cartão vermelho seguido de tiro de sete metros só irá acontecer quando a falta trouxer riscos a integridade física do jogador, e não será utilizada em qualquer falta.

 

Disponível em http://globoesporte.globo.com/handebol/noticia/2016/03/ihf-aprova-e-modalidade-tera-novas-regras-nas-olimpiadas-do-rio-2016.html

Acesso em 25 de abril de 2016

Comentários

Por Petterson Ananias S
em 27 de Maio de 2016 às 15:09.

Achei estranho a questão de não zerar mais a contagem no jogo passivo. Antes, os times poderiam ''enrolar" a partida, fazendo uma estratégia no jogo para terem mais tempo de posse bola. Haverá de dificuldades, pois, quando o juiz levantar a mão esquerda sinalizando o jogo passivo, a equipe poderá fazer apenas 6 passes, obrigando a eles arremessarem. E lembrando que o jogo passivo não zera a contagem mais, dificultando mais a partida. E achei legal, a introdução do cartão azul, pois o jogador pode não ser prejudicado no jogo seguinte...


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.