Cevnautas, segue informação do portal da CBHB. laércio

Seleção Brasileira Feminina conquista o ouro nos Jogos Sul-Americanos do Chile

Atual campeã mundial garantiu ainda uma das vagas para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015

Seleção comemora o título

Viña del Mar (CHL) - O Brasil comemorou mais um título no handebol feminino, neste sábado (15). Com uma vitória arrebatadora contra o Uruguai, por 39 a 13 (18 a 9 no primeiro tempo), nos Jogos Sul-Americanos do Chile, as atuais campeãs mundiais asseguraram o ouro. Como a equipe chegou até aqui empatada em número de pontos com a Argentina, na competição que foi disputada em sistema de pontos corridos, a diferença no saldo de gols iria decidir e as brasileiras fecharam o campeonato com 44 a mais. Além da medalha, o Brasil também assegurou uma das vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá.   

Tranquila, a equipe entrou em cena hoje contra o Uruguai  imprimindo um ataque preciso e uma defesa eficiente. Pouco a pouco, o placar começou a se expandir e foi praticamente impossível para as adversárias tentarem uma aproximação. No segundo tempo foi o momento de abrir ainda mais a vantagem e seguir administrando até o final. O técnico Morten Soubak apostou no elenco que garantiu o título mundial na Sérvia durante quase todo o tempo, com algumas entradas importantes de atletas que se juntaram ao grupo para este campeonato.   

Morten comemorou a conquista e diz que o Brasil tirou importantes lições desta competição. "Hoje voltamos a jogar com o nosso estilo e tudo voltou a funcionar bem. A equipe está de parabéns pelo trabalho. Tivemos alguns momentos de altos e baixos nesse campeonato, mas foi muito importante para constatarmos que agora somos o alvo. Mesmo não tendo mais nenhum compromisso oficial este ano, em qualquer amistoso que façamos, vão nos estudar e querer muito ganhar de nós. É algo com que vamos ter que nos acostumar e aprender a lidar", destacou Morten.   

Com a vaga assegurada para Toronto, em 2015, a Seleção entra novamente em um período de preparação, pois no próximo ano terá na agenda também o Pan-Americano de Handebol Feminino e o próximo Mundial, na Dinamarca. Além disso, segue com o maior objetivo, que é conquistar uma medalha olímpica, em 2016, no Rio de Janeiro. "Teremos um ano cheio em 2015 e muito importante para nos, pois vamos em busca de um bom resultado no Rio. Este ano não temos mais campeonatos, mas vamos seguir com a preparação para todos estes compromissos", acrescentou o treinador.   

A ponta direita Alexandra Nascimento também destacou o momento de aprendizado. "Devemos ressaltar a união do grupo até o final. No jogo contra a Argentina estávamos perdendo e não deixamos de buscar, até chegar ao empate. Essa força brasileira sempre esteve presente. Isso teve um gosto amargo, mas nos ajudou a parar, respirar e colocar o pé no chão, pois o Mundial já passou. Temos que continuar evoluindo. As Seleções, tanto daqui quanto da Europa, estão buscando a renovação e evolução. Temos que fazer o mesmo. Agora as outras nos estudam, assim como estudávamos as europeias antes do título. Isso significa que precisamos inovar e seguir aprendendo, como sempre."   A Argentina fez um jogo equilibrado com o Chile e garantiu a vitória somente nos minutos finais, por 21 a 17. As 'hermanas' ficaram com a medalha de prata e as chilenas com o bronze.   

Tabela - Feminino (horário de Brasília)    Sexta-feira (7) Paraguai 17 x 26 Argentina Chile 27 x 33 Uruguai   Domingo (9) Uruguai 24 x 32 Paraguai Chile 22 x 36 Brasil   Terça-feira (11) Argentina 25 x 15 Uruguai Brasil 35 x 8 Paraguai   Quinta-feira (13) Argentina 23 x 23 Brasil  Paraguai 17 x 28 Chile   Sábado (15) Uruguai 39 x 13 Brasil Chile 17 x 21 Argentina   Tabela Masculino (horário de Brasília)   Sábado (8) Brasil 36 x 19 Venezuela Uruguai 29 x 20 Paraguai Argentina 26 x 24 Chile   Segunda-feira (10) Venezuela 30 x 17 Paraguai Uruguai 19 x 37 Brasil Chile 31 x 23 Colômbia   Quarta-feira (12) Brasil 41 x 14 Paraguai Colômbia 15 x 39 Argentina Venezuela 18 x 20 Uruguai   Sexta-feira (14) 15h - Colômbia x Paraguai (definição de posições) 17h - Argentina x Uruguai - semifinal 19h - Chile x Brasil - semifinal   

Domingo (16) 15h - 3° grupo B x 3° grupo A 17h - disputa do bronze 19h - disputa do ouro  

Seleção Feminina de Handebol  

Goleiras - Bárbara Arenhart (Hypo Nö-Áustria) e Jéssica Oliveira (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC).  

Armadoras - Amanda Claudino de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo Nö-Áustria) e Patrícia Batista da Silva (Toulon-França).   

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö-Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP), Francielle Gomes da Rocha (Hypo Nö-Áustria) e Mayara Fier de Moura (Blumenau/FURB-SC).   

Pontas - Alexandra Nascimento (Hypo Nö-Áustria), Célia Janete da Costa Coppi (Metodista/São Bernardo-SP), Fernanda França (Hypo Nö-Áustria) e Samira Pereira da Silva Rocha (Mios Biganos Handball-França).   

Pivôs - Elaine Gomes Barbosa (Assoc. Cult. e Esp. Força Atlética-GO), Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö-Áustria) e Regiane dos Santos Silva (Metodista/São Bernardo-SP).   

Seleção Masculina  

Goleiros: Luiz Ricardo Milles do Nascimento (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Maik Ferreira dos Santos (TCC/Unitau/Fecomerciarios/Tarumã-Taubaté).  

Armadores: Arthur Malburg Patrianova (Naturhouse La Rioja-Espanha), Fernando José Pacheco Filho (EC Pinheiros-SP), Guilherme Valadão Gama (Assoc. Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e José Guilherme de Toledo (ACEU/Univali/FMEBC-SC).   

Centrais:

André Vinícius Mendes Silva (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Diogo Kent Hubner (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté) e Thiago Roberto Torres dos Santos (São José dos Campos-SP).   

Pontas: Arthur Medeiros Ataliba de Sousa (EC Pinheiros-SP), Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Fábio Rocha Chiuffa (Metodista/São Bernardo-SP) e Wesley de Freitas (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté).   

Pivôs: Felipe Venâncio Santaela (EC Pinheiros-SP) e Vinícius Santos Teixeira (EC Pinheiros-SP).  

Comissão técnica Técnico: Jordi Ribera Assistente técnico: Washington Nunes Supervisor: Cássio Marques Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa  

http://www.brasilhandebol.com.br/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.