Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4562



Resultado das pesquisas realizadas para seu mestrado, a jornalista Marta Scherer lança nesta quinta-feira (16), em Florianópolis, o livro "Imprensa e Belle Époque - Olavo Bilac, o jornalismo e suas histórias", pela Editora Unisul.
O livro resgata o lado menos conhecido de Olavo Bilac, considerado "o príncipe dos poetas do País", o de jornalista. Na virada do século passado, muitos dos escritores e poetas renomados da época viram no jornalismo uma oportunidade mais bem remunerada de continuarem escrevendo. Assim foi com Olavo Bilac que, nas crônicas publicadas, retrata a época em que vivia, no Brasil rumo ao modernismo.

A autora recupera especialmente as crônicas em que Bilac fala sobre a profissão do jornalista e do jornalismo que se fazia na época. Registra, assim, a transformação da imprensa artesanal em profissional, mudanças técnicas, surgimento da fotografia e aumento das ilustrações, incremento da publicidade nos jornais, surgimento do repórter, profissionalização dos jornalistas, vida dos profissionais de imprensa, censura, ética jornalística.

O livro faz parte da Coleção Unisul de Comunicação. Marta Scherer é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, trabalhou em diversos veículos de comunicação e assessoria de imprensa, e durante 10 anos foi professora do curso de Jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Sua pesquisa sobre Olavo Bilac recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor dissertação de 2008, prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

O livro pode ser adquirido de qualquer parte do País pelo site www.editora.unisul.br.

Lançamento:
"Imprensa e Belle Époque - Olavo Bilac, o jornalismo e suas histórias", de Marta Scherer, Editora Unisul/Coleção Unisul de Comunicação
Horário: 19h30
Local: Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi-Fpolis
(Ascom da Unisul)
 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.