Chamada para a 4ª edição dos Cadernos do Tempo Presente (GET/CNPq/UFS)

 

O Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET), ligado ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, foi criado em novembro de 2008, com estudos direcionados para alguns dos principais acontecimentos dos séculos XX e XXI, especialmente fenômenos como os neofascismos, as relações cinema-história, a cibercultura e os governos autoritários. A criação dos Cadernos do Tempo Presente visa estabelecer, através de uma perspectiva interdisciplinar, um espaço divulgador não apenas das pesquisas que o GET tem desenvolvido nos últimos anos, mas também agregar contribuições de outros pesquisadores que dialoguem com temáticas sintonizadas com o tempo presente. Sendo assim, nos interessam artigos e resenhas que enfoquem assuntos como o terrorismo, o mundo depois da Queda do Muro de Berlim, o Brasil depois de 1964, as ditaduras na América Latina, as novas tecnologias, transformações comportamentais, estudos culturais, movimentos sociais, o meio ambiente, as disputas por espaços religiosos, o ensino da história, a literatura contemporânea entre outros temas. Portanto, nossa publicação estará aberta não somente a historiadores. Seguindo a própria composição do GET, serão bem-vindas produções de geógrafos, cientistas sociais, filósofos, jornalistas, economistas, psicólogos, estudiosos das relações internacionais e dos meios de comunicação. Os artigos serão recebidos em fluxo contínuo.

 

 

Normas para Publicação nos Cadernos do Tempo Presente

 

 

As normas a serem obedecidas consideram:

Artigos: são textos de fôlego, resultado de pesquisa bibliográfica ou arquivística. Necessariamente atenderão às normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, cuja argumentação e defesa de hipóteses, problemas ou objetos serão cuidadosamente realizados. Os textos serão de total responsabilidade do autor, contendo no máximo 30.000 caracteres com espaço e o mínimo de 15.500 caracteres com espaço. Os resumos deverão ser elaborados em até 1.000 caracteres com espaço.

É fundamental, neste caso, o envio de abstract em língua estrangeira, preferencialmente em inglês ou espanhol, com até 1.000 caracteres com espaço e de 3 a 5 palavras-chaves, preferencialmente em inglês ou espanhol.

Resenhas: são trabalhos concisos, de recensão de textos, filmes, livros, sítios eletrônicos ou outras fontes/obras, com normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, com identificação objetiva dos objetos recenseados. Serão aceitas apenas as resenhas de obras dos últimos 4 (quatro) anos. Solicitam-se materiais com no máximo 8.500 caracteres com espaço.

Os trabalhos deverão seguir as normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sendo de preferência a utilização do sistema de notas de rodapé. É de exigência do Comitê Editorial dos Cadernos do Tempo Presente que os (as) autores de artigos, resenhas ou polêmicas disponham informações sobre a sua formação acadêmica e titulação, de forma concisa, em seus textos.

Os textos devem ser enviados pelo endereço eletrônico: caderno@getempo.org e estarão sujeitos a parecer técnico-científico. Conforme a agenda dos Cadernos do Tempo Presente a resposta para a candidatura será enviada em até 120 (cento e vinte) dias.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.