Santa Teresa, um dos bairros mais bucólicos da cidade será a primeira localidade a ter sua trajetória contada no Delícias de História do Rio Gastronomia por Milton Teixeira, dia 19 de agosto a partir de 14h. No roteiro, o historiador vai unir degustação de iguarias com os detalhes da criação do bairro no passeio do primeiro grupo de vencedores do concurso. 

O local surgiu como um refúgio da febre amarela que assolou o Rio de Janeiro entre 1850 e 1870. O clima ameno de Santa Teresa mantinha a doença afastada e os imigrantes começaram a se aproximar. - O bairro passou a ser moradia de estrangeiros, particularmente dos portugueses que já trabalhavam na cidade. -No século XX, um quinto dos moradores do local eram estrangeiros -, explica Milton.

Não só os portugueses, mas os alemães, franceses e italianos também elegeram o local como seu refúgio e lá mesmo foram buscando seu ganha-pão, montando restaurantes e bares que levavam sotaque e temperos europeus. O primeiro a ser visitado no roteiro é o Alda Doces Portugueses, na Rua Alexandrino, nº 1.116, comandado pela doceira de pelotas, tataraneta de um dos primeiros casais de portugueses enviados pela corte ao Brasil. Alda recebeu de herança da avó os segredos das guloseimas à base de ovos e amêndoas.

Além dos doces, Alda tem muito para contar e oferecer aos visitantes. - Montei um Museu do Doce, com as forminhas e utensílios da minha avó. Tenho muitas peças de época e tudo que faço mantêm a receita original. Meus doces são feitos exatamente da mesma forma da época de Dom João -- conta Alda, que abriu a casa de doces há vinte anos e hoje faz encomendas até para a Portugal.

Na mesma rua, outro típico restaurante receberá os andarilhos, o Adega do Pimenta, criado pelo alemão Holf Pfeffer, que traduziu o próprio nome (que significa pimenta) para facilitar a vida dos convivas brasileiros. Antigo mestre cervejeiro, Holf se encantou com o país e adotou o bairro. Bebia sempre com os amigos e fregueses ao final do expediente na Adega. O atual dono, William Guedes, era um desses clientes e quando se aposentou, em 1995 comprou o bar, mantendo a decoração e culinária da casa.

Ainda estão no roteiro de Santa Teresa os restaurantes Sobrenatural e o Espírito Santa.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.