Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4416

Abertas as inscrições para a 64ª Reunião Anual da SBPC

Evento será realizado de 22 a 27 de julho, na UFMA, e traz novidades em sua organização com vistas à acessibilidade e sustentabilidade.
Já estão abertas, no site http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home, as inscrições para a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 22 a 27 de julho de 2012, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís (MA). O maior evento científico do Brasil traz, nesta edição, mais ações que favorecem a acessibilidade e a sustentabilidade, a começar pelo site da Reunião, que foi programado para ser 100% compatível com programas que irão auxiliar deficientes visuais a acessar seu conteúdo; e também pela diminuição drástica do uso de papel impresso.

Como nos anos anteriores, o evento contará com centenas de atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros e sessões especiais, das quais participarão cientistas renomados de todo o País para discutir políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação, educação, saúde e meio ambiente, além de difundir o conhecimento científico nas mais diversas áreas. Boa parte das atividades versará sobre o tema central do evento: "Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza".

Durante o evento, será realizada diariamente uma sessão de pôster para apresentação de trabalhos científicos ou de técnicas ou experiências de ensino e aprendizagem. Serão oferecidos ainda dezenas de minicursos, cujos temas são de interesse tanto de universitários e pesquisadores como de professores do ensino básico.

A ExpoT&C, uma das maiores mostras de ciência, tecnologia e inovação, também consta da programação. Mais de uma centena de expositores, como universidades, institutos de pesquisa e agências de fomento, estarão reunidos para apresentar ao público novas tecnologias, produtos e serviços. Haverá ainda uma programação voltada especialmente para estudantes do ensino básico, com oficinas, exposições, palestras e outras atividades que estimulem o interesse pela ciência. Tudo isso será permeado por apresentações artísticas e culturais da região, que ocorrerão ao longo de todo o evento.

A Reunião Anual da SBPC é aberta ao público e gratuita. Qualquer pessoa pode participar, sem inscrição prévia, da maioria das atividades. A inscrição e o pagamento de taxa são necessários apenas para aqueles que pretendem apresentar trabalhos científicos, que queiram participar de um dos minicursos ou receber a programação impressa. Veja todas as regras no site do evento: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home.

Inclusão e mais verde - Um dos principais avanços nesta Reunião são as ações de acessibilidade e sustentabilidade. Nesta edição, foi abolido o crachá, que será entregue apenas para a equipe envolvida na organização do evento e nos casos em que a identificação imediata é necessária. Os livros com informações sobre as atividades, como a programação científica, cultural e a ExpoT&C, mapas de localização e guias de serviços estarão concentrados em um único volume, fornecendo somente informações essenciais.

Ao se inscrever na Reunião pelo site do evento, pessoas com alguma deficiência poderão solicitar, com antecedência, auxílio conforme suas necessidades. "A Universidade Federal do Maranhão está também em pleno movimento para disponibilizar ao público uma estrutura de acessibilidade bastante eficiente", afirma a secretária geral da SBPC, Rute Maria Gonçalves de Andrade, responsável pela organização do evento.

As comunidades tradicionais também estão sendo chamadas para participar do encontro, de forma a inseri-las em debates de assuntos de seu interesse. "A SBPC, sempre empreendendo ações para promover o progresso da educação e da ciência e, consequentemente, da sociedade brasileira, não poderia estar fora deste movimento pelo direito de todos ao acesso seja ao que for, onde, como e por que for", enfatiza.
(Ascom da SBPC)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.