Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 3960

Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) tem nova diretoria

Fatima Brito, diretora da Casa da Ciência/UFRJ, é a primeira mulher a assumir a presidência da entidade
A nova diretoria da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) foi eleita para o biênio 2010-2011. Fatima Brito, diretora executiva da Casa da Ciência/UFRJ, assume a presidência e tem pela frente desafios como fortalecer a entidade, ampliar o número de associados, participar da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e organizar o 1º Congresso Brasileiro de Centros e Museus de Ciência, previsto para agosto.

Compõem ainda a diretoria Maria das Graças Ribeiro, responsável pelo Museu de Ciências Morfológicas/UFMG (vice-presidente); Daisy Maria Luz, coordenadora da Casa da Descoberta/UFF (1ª secretária); Marcelo Firer, diretor do Museu Exploratório de Ciências/Unicamp (2º secretário); José Ribamar Ferreira, coordenador do projeto Ciência Móvel, do Museu da Vida/Fiocruz (1º tesoureiro); e Adriana Cunha, diretora do Museu de Ciência e Tecnologia/Uneb (2ª tesoureira).

Propostas

Os associados da ABCMC firmaram, na última reunião da entidade, o compromisso de atualizar o Programa Nacional de Popularização da Ciência e articular propostas para a 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia que apresentem os desafios para os próximos 10 anos.

A nova diretoria quer, ainda, ampliar o número de centros e museus de ciência no Brasil, para proporcionar uma distribuição mais equilibrada em todo o país, e estimular a pesquisa e o investimento na área de turismo científico.

Popularização da ciência

A ABCMC nasceu, em 1999, para unir ideias, compartilhar experiências, projetos e possibilitar um grande intercâmbio de recursos e informações entre centros e museus de ciência de todo o Brasil. Bem como identificar, fortalecer e difundir áreas e atividades de cooperação, apoiando programas de divulgação científica e articulando uma Política Nacional de Popularização da Ciência.

Nos últimos anos, a associação tem sido destaque nos encontros da SBPC com o Circo da Ciência, um palco de exposições dos associados e parceiros que atrai centenas de crianças e jovens curiosos. Em 2009, lançou, em parceria com a Casa da Ciência da UFRJ e o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, o guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil, que oferece informações sobre 190 instituições espalhadas pelos quatro cantos do país.
(Informações da Assessoria de Comunicação da Casa da Ciência/UFRJ)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.