O Caderno Universitário de História gostaria de comunicar que o prazo para o envio de artigos e resenhas a serem publicados em nossa próxima edição, de número 20, vai até o dia 17/02. O e-mail para envio dos trabalhos e dúvidas é: cuh_ufrj@yahoo.com.br. O assunto do e-mail deve vir da seguinte maneira “ARTIGO OU RESENHA – NOME DA PESSOA”.  
O Caderno Universitário de História é uma publicação semestral organizada por estudantes de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Temos como objetivo oferecer uma ferramenta para a divulgação de trabalhos acadêmicos de graduandos de História e demais áreas das Humanidades, no Brasil. Entendemos que existem poucos espaços para os trabalhos acadêmicos realizados pelos estudantes de graduação. Por isso, buscamos abrir esse espaço, de forma democrática e livre, incentivando a escrita e a pesquisa aos graduandos, para assim, facilitar o acesso ao que vem sendo produzido no Brasil, promovendo um importante espaço de comunicação entre alunos deste estágio inicial da carreira acadêmica.
Esperamos com a contribuição de todos vocês, graduandos de Humanas, para mais uma excelente edição do Caderno Universitário de História.
 
Seguem abaixo as normas de publicação e as diretrizes de avaliação usadas pelo comitê editorial como parâmetros:
 
Normas de publicação
1. Os arquivos deverão ser salvos na extensão “.doc” ou “.rtf”, digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word, edição 97-2003;
2. Fonte - Times New Roman 12, espaçamento 1,5;
3. Margens - superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm;
4. A autoria (nome completo) deverá vir após o título, à direita. Em nota de rodapé (asterisco) deve ser colocada a instituição de origem, trajetória acadêmica e agência financiadora, quando for o caso;
5. Os textos deverão conter resumo com até dez linhas e 3 palavras-chave, em português;
6. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte. As referências das mesmas devem constar no corpo do texto indicando, entre parênteses, o nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e páginas. Ex: (SOUZA, 1993, p. 11-14);
7. As citações a partir de quatro linhas devem estar com recuo esquerdo de 4 cm, em fonte Times New Roman 10, itálico. As referências das mesmas devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima;
8. O uso de notas de fim de página deve ter apenas o caráter explicativo/complementar, e estas devem vir no fim do texto, sendo numeradas em algarismos arábicos seqüenciais (ex.: 1, 2, 3, etc.);
9. Os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizada;
10. As tabelas (quando houver) devem ser digitadas seguindo a formatação padrão de tabela do programa editor de texto;
11. As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e deverão respeitar as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor;
12. As páginas devem ser numeradas;
13. Número de laudas: Artigos – de 10 a 15 laudas / Resenhas – de 3 a 5 laudas.  
Diretrizes de avaliação
ARTIGOS
1. A introdução do trabalho permite uma visão de conjunto do tema, especificando: 1) qual foi o assunto, objeto de estudo? 2) esclarecendo sob que ponto de vista o assunto foi abordado? 3) apresentando trabalhos anteriores que abordem o mesmo tema? 4) apresentando as justificativas que levaram o/a autor/a a escolher o tema, o problema de pesquisa, a hipótese de estudo, o objetivo pretendido, o método proposto e principais resultados? 5) descrição da estrutura ou das partes subsequentes do trabalho? 2. O trabalho está bem estruturado e coeso em sua argumentação? 3. O trabalho traz informações suficientes sobre os procedimentos metodológicos adotados para a realização da pesquisa? 4. O corpus documental utilizado foi suficientemente descrito e caracterizado? 5. A metodologia escolhida é adequada ao estudo do problema de pesquisa? 6. O/a autor/a apresenta evidências para sustentar seus argumentos? 7.  As conclusões ou considerações finais incluem uma resposta para a problemática do tema proposto no trabalho? 8. O trabalho dá conta da bibliografia recente e/ou clássica sobre o tema? 9. O título é breve e suficientemente específico e descritivo do trabalho? 10. O resumo é suficientemente informativo, contendo objetivo, metodologia, resultados e conclusões?
 
RESENHAS 1. O autor do livro é situado historiograficamente? 2. O problema de pesquisa apresentado no livro é exposto com clareza pelo autor da resenha? 3. E as questões de ordem teórica (o campo de investigação no qual o trabalho se insere, os conceitos utilizados para circunscrever o tema abordado e etc)?  4. As hipóteses defendidas ao longo do livro são apresentadas pelo autor da resenha? Quais são as hipóteses principais? Há hipóteses secundárias? Se sim, quais são? O autor do livro refuta ou critica alguma hipótese relacionada ao tema em questão? 5. A metodologia da análise das fontes utilizadas no livro é exposta com clareza pelo autor da resenha? 6. O autor da resenha descreve como o livro foi organizado? Estabelece uma síntese das discussões contidas em cada capítulo? 7. Elabora um comentário crítico sobre a obra em debate? 8.  Apresenta possibilidades de novas pesquisas relacionadas com o tema em foco?

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