Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4113


Ideia é criar bolsas especificamente para os institutos, disse o ministro Sergio Rezende
O CNPq estuda lançar ainda este ano um programa de bolsas para atender especificamente os institutos de pesquisa. A informação foi dada na quarta-feira (6), pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, durante reunião com o Conselho Diretor da Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológicas (Abipti), na sede do ministério, em Brasília (DF).

O ministro lembrou que o CNPq expandiu, nos últimos anos, as bolsas em Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI). No entanto, Rezende avaliou que o viés ainda é muito acadêmico. "Combinamos com a diretoria do CNPq a criação de um programa de bolsas para os institutos", afirmou.

Para isso, o ministro informou que será necessário que os estados se organizem estruturando carreiras de ciência e tecnologia (C&T), a exemplo do que ocorre no governo federal. "Hoje já temos uma minuta de ofício preparada que apresentará o programa de bolsas e solicitará dos estados a organização dessas carreiras".

Na ocasião, Rezende ainda falou sobre o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) e a importância da Abipti nesse contexto. "Esperamos que essa iniciativa ganhe dimensão e passe a ser uma marca conhecida". A associação, por meio dos seus institutos afiliados, está presente em todos os comitês técnicos do sistema.

Plano

A presidente da Abipti, Isa Assef dos Santos, entregou ao ministro uma cópia da proposta do Plano de Gestão Estratégico (PGE) da Associação. O documento foi elaborado pela equipe do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e propõe um novo foco de atuação, missão e visão de futuro para a instituição. O conjunto de 29 ações terá execução no curto, médio e longo prazos.

"Se não fosse o apoio do ministério não teríamos realizado uma ação dessa natureza. Sabemos que teremos muito a trabalhar na implementação desse plano para revitalizar a instituição, fazendo com que ela cumpra o seu papel", destacou Assef.

A proposta do PGE foi apresentada ao Conselho Diretor da Abipti para apreciação. O texto ainda será levado para aprovação na Assembleia Geral da Associação, prevista para ocorrer no próximo mês. A reunião antecederá o Congresso Abipti 2010, marcado para os dias 24 e 25 de novembro, em Brasília (DF). A palestra de abertura do congresso será feita pelo ministro Sergio Rezende.

Além da presidente da Abipti, a reunião com o ministro contou com a participação dos cinco vice-presidentes regionais da Associação: João César Dotto (Norte), da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac); Michel François Fossy (Nordeste), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq); José Geraldo Eugênio de França (Centro-Oeste), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Alfredo Gontijo de Oliveira (Sudeste), da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec); e Luiz Augusto Pereira (Sul), da Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Também estiveram presentes pela Abipti, Luís Fernando Ceribelli Madi, membro do Conselho Consultivo e ex-presidente da Associação, e Flaudemira Paula, gerente executiva da instituição.
(Bianca Torreão para o Gestão C&T online)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.