Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4208


O Programa objetiva a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre os dois países.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) lançam um programa de bolsa de doutorado na Alemanha.

O Programa objetiva a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre os dois países. As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para a realização do doutorado integral, do duplo doutorado ou do doutorado sanduíche na Alemanha. São concedidas bolsas em todas as áreas de conhecimento.

A seleção dos candidatos é feita por uma comissão mista formada por consultores e representantes das três agências financiadoras do Programa. A distribuição das bolsas pelas agências, aos candidatos aprovados, é estabelecida de acordo com os critérios de cada agência, que tem uma quota de bolsas e diferentes critérios para sua concessão. Após a seleção, o bolsista aprovado deve se orientar pelas normas da Agência que financiará sua bolsa.

O Programa prevê curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa. A duração do curso é estabelecida de acordo com os conhecimentos do idioma alemão de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas exclusivamente via internet até 3 de março.

Veja o edital no endereço www.cnpq.gov.br 
(Ascom MCT)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.