Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4112



"Jovens estudantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da vida e da obra de alguém que teve atuação marcante na pesquisa científica, no estímulo à pós-graduação no Brasil e na criação de instituições de pesquisa e de apoio à atividade científica"
Wanderley de Souza é professor titular da UFRJ e diretor de Programas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Foi secretário executivo do MCT e secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Artigo publicado no "Monitor Mercantil":

É hábito mais do que recomendável, e mesmo educativo, a comemoração do centenário de nascimento de personalidades marcantes da vida nacional. Neste momento, reverencia-se o passado e aponta-se um exemplo a ser seguido pelas novas gerações.

Durante setembro, a comunidade científica e cultural brasileira comemorou o centenário de nascimento de Carlos Chagas Filho. Por ter atuado de forma expressiva em várias áreas, as comemorações não ficaram restritas a uma instituição ou a uma data.

As academias brasileiras de Ciências (ABC), de Letras (ABL), Nacional de Medicina (ANM), o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) organizaram uma sequência de eventos comemorativos, uma vez que Carlos Chagas Filho havia convivido intensamente com todas elas.

As comemorações tiveram início em 22 de julho, em sessão especial da ABL, incluída no ciclo "Presenças Acadêmicas: A Memória Reverenciada", organizada pelo acadêmico Cícero Sandroni, e que contou com uma conferência proferida pelo acadêmico Moacyr Scliar.

Logo a seguir, no período de 1 a 3 de setembro, o IBCCF, instituição criada por Carlos Chagas Filho, reverenciou-o através de um conjunto de palestras que relembraram a fase heroica da criação da instituição, contando inclusive com a presença de ex-alunos do Instituto e que hoje ocupam posições de destaque em várias instituições científicas brasileiras. Uma apresentação de Francis Hime, que conviveu com o homenageado, deu o toque cultural aos eventos comemorativos.

Em 16 de setembro, ABC, ABL, ANM, IBCCF e Fiocruz juntaram-se em uma sessão especial, realizada na sede da ABL, onde as múltiplas atividades de Carlos Chagas Filho foram destacadas por Jacob Palis, Domício Proença Filho, Pietro Novellino, Maria Cristina Sá, Robson Coutinho, Paulo Gadelha e pelo ministro José Gomes Temporão.

Em 23 de setembro, a ANM organizou sessão especial em que os acadêmicos Aníbal Gil Lopes, orador oficial da ANM, e Arnaldo Niskier, membro da ABL, relembraram aspectos variados da vida de Carlos Chagas Filho.

As comemorações terão continuidade em novembro próximo, na Fiocruz, quando será lançado o livro Recordações de Carlos Chagas Filho, editado por Darcy Fontoura de Almeida, e que conta com a colaboração de vários colegas e amigos que relembram aspectos diversos da vida e obra do homenageado.

Em todas as atividades, mas sobretudo no ciclo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, houve intensa participação de jovens estudantes. Estes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da vida e da obra de alguém que teve atuação marcante na pesquisa científica, na formação de jovens pesquisadores, na criação de um ambiente para pesquisa na universidade brasileira, no estímulo à pós-graduação no Brasil e na criação de instituições de pesquisa e de apoio à atividade científica.

A sua intensa atuação internacional em importantes instituições como a Unesco, a ONU e a Academia de Ciências do Vaticano despertaram especial interesse da juventude que participou das atividades.
(Monitor Mercantil, 5/10)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.