Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4297

Definidas as próximas sedes da Reunião Anual da SBPC

Pernambuco e Acre sediarão o evento em 2013 e 2014, respectivamente. A decisão foi tomada durante a reunião do Conselho da SBPC, no dia 9 de julho, em Goiânia.
Comissões da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal do Acre (UFAC) apresentaram suas candidaturas para sediar as próximas reuniões anuais da SBPC durante reunião do conselho da entidade no último dia 9 de julho, em Goiânia. Por unanimidade, os conselheiros decidiram que Pernambuco será a sede do evento no ano 2013 e Acre no ano seguinte, 2014.

O secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, reiterou que existe uma intensa mobilização de toda comunidade acadêmica e científica pernambucana para realizar um grande evento, com a certeza de oferecer a melhor infraestrutura para um evento deste porte. O manifesto de apoio à realização da SBPC em Recife é pautado pelo momento favorável por que passa Pernambuco nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesse sentido, o Governo do Estado tem se esforçado para promover o desenvolvimento social e sustentável, e garantir a ampliação dos direitos da população e o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, com o objetivo de combater as desigualdades sociais e regionais.

Além de toda documentação apresentada, a comissão da UFPE apresentou um vídeo que trazia depoimentos de dois ex-ministros de Ciência e Tecnologia, o físico Sergio Rezende e o governador do estado, Eduardo Campos, apoiando a candidatura da UFPE para a realização do evento.

Já o vídeo apresentado pela comissão da UFAC sugere como tema para o evento "Uma Economia Verde". De acordo com a comissão, o estado vem desenvolvendo uma história de luta pela exploração sustentável da borracha aliada com a conservação ambiental e preservação do patrimônio cultural. A comissão acriana destacou que o estado vem investindo em infraestrutura para sediar eventos de grande porte, e que uma reunião da SBPC, além de mobilizar e incentivar toda a comunidade acadêmica, possibilitando parcerias com outras instituições, colocaria o Acre na rota da ciência nacional. "Esse evento por sua grandeza e importância será um passo significativo para consolidação e fortalecimento da C&T estadual", defendeu o deputado federal Siba Machado (PT-AC).

A presidente da SBPC, Helena Nader, agradeceu o empenho e dedicação das duas comissões e destacou que pretende se aproximar da comunidade acadêmica do Acre, destacando que no ano passado foi realizada uma reunião regional da SBPC, em Cruzeiro do Sul, como um primeiro passo nessa direção. Sobre a parceria e proximidade com Pernambuco, Helena destacou que o estado vem mostrando que investir em ciência e tecnologia é investir no desenvolvimento de todo o estado.

Conselho - Durante a reunião foram aprovados pelos conselheiros o balanço
financeiro da SBPC, de julho 2010 a junho de 2011, a ata da última reunião do conselho e o relatório de atividades da SBPC no mesmo período. Destacam-se entre as atividades da diretoria no último ano o GT sobre o Código Florestal, cujos resultados foram publicados em formato de livro, de autoria da SBPC e ABC, além da realização de seis reuniões regionais e a cooperação com a American Associaion for Advancement of Science (AAAS), que pela primeira vez participará da Reunião Anual da SBPC, em Goiânia.

Os relatórios e balanços serão publicados no site da SBPC, no link: http://www.sbpcnet.org.br/site/asbpc/index.php?secao=377
(Jornal da Ciência)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.