Divulgado edital para bolsas de doutorado na Alemanha em todas as áreas do conhecimento

Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes   

Sexta, 10 de Fevereiro de 2012 12:28

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), divulga nesta sexta-feira, 10, o edital nº 7/2012, referente ao Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado Integral, Doutorado Sanduíche e Duplo Doutorado na República Federal da Alemanha 2012/2013.

O programa tem como objetivo a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre os dois países. As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, em todas as áreas de conhecimento. Os requisitos para aceitação da candidatura estão descritos no edital.

Candidaturas
As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas exclusivamente via internet, por meio do formulário de propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até as 18h, horário de Brasília, do dia 15 de março de 2012. O proponente receberá, imediatamente após o envio, um recibo eletrônico de protocolo da sua proposta, o qual servirá como comprovante da transmissão. É imprescindível a atualização do Currículo Lattes ante s do preenchimento do formulário. As documentações que devem ser anexadas ao formulário e as que devem ser enviadas pelo correio estão especificadas no edital.

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão mista formada por consultores e representantes das três agências financiadoras do programa. A concessão das bolsas pelas agências, aos candidatos aprovados, é estabelecida de acordo com os critérios de cada agência. O resultado final está previsto para ser divulgado em junho/julho deste ano e as bolsas serão implementadas a partir de abril de 2013.

Curso de alemão
O programa prevê curso de alemão, antes do início da pesquisa, para todos os bolsistas selecionados. A duração do curso é estabelecida de acordo com os conhecimentos do idioma alemão de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e os pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.

Para bolsistas que necessitem de seis meses de curso, as aulas terão início em outubro de 2012. Para os que precisam de quatro meses de curso, em dezembro de 2012. E para os que necessitem de dois meses de curso, em fevereiro de 2013. Os candidatos ao doutorado sanduíche só terão direito ao curso de alemão caso sua permanência na Alemanha seja de, no mínimo, dez meses.

(ACS/Capes)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.