Colegas, 

Nessa semana publicamos no Repositório Digital do CEME 25 estudos cronológicos produzidos pelo  médico porto-alegrense Henrique Licht, um garimpeiro de memórias. O Dr. Licht doou, em 2002, uma coleção de  materiais relacionados aos esportes olímpicos e não olímpicos. Passados 10 anos,   continua sendo um grande colaborador do Centro de Memória do Esporte e o montante de itens doados ultrapassa 15.000.

 

A Coleção Olímpica comporta itens em diferentes formatos tais como documentos, materiais iconográficos, audiovisuais, sonoros e objetos  tridimensionais. Destacam-se registros referentes a participação brasileira nos Jogos Olímpicos da Antuérpia (passaporte dos atletas, primeira medalha conquistada no tiro, fotos autografadas, etc) assim como outros relativos à edições dos jogos de Verão e de Invesrno.  Parte desse material já se encontra disponível para consulta no Repositório Digital do CEME.  Desde 2012 aderimos ao movimento de acesso livre à informação e nessa direção estamos digitalizando e fotografando todo o acervo com o obejtivo de inserí-lo no Repositório e assim permitir sua acessibilidade sem qualquer custo.  Para acessar os materiais da ColeçãoOlímpica que  já estão publicados no Repositório, navegue no endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/40501/filter-search?ANY=&author=&title=&keyword=&origin=Ol%C3%ADmpico&date=&mimetype=%5BA+TO+Z%5D&language=&submit=Enviar

Gostaria ainda de registrar que o Dr. Licht é um estudioso e que com 92 anos escreve e sistematiza dados sobre o esporte no Rio Grande do Sul, fundamentalmente o Remo. Em 2002 publicamos seu  livro "O ciclismo do Rio Grande do Sul (1896-1905) que está disponível on line em http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000440318&loc=2012&l=02a50c9ee5eb54d5 .  Em 2013, juntamente com a FUNDERGS/RS publicaremos o livro "O remo através dos Tempos", outra das suas produções.

Além desses 25  estudos já publicados no Repositório o Dr. Licht cedeu ao CEME o direito de publicação de vários outros estudos de sua autoria. Atualmente estamos digitalizando mais 20 desses estudos, os quais serão disponibilizados em breve. Assim que estiverem disponíveis, farei a divulgação. 

Bom inicio de semana, Silvana Goellner (Coordenadora)

 http://www.ufrgs.br/ceme/

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.