Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 3998

Falece historiador Manuel Salgado Guimarães

Ex-presidente da Associação Nacional de História (Anpuh), o pesquisador faleceu nesta terça-feira (27/4), aos 58 anos
Ex-presidente da Associação Nacional de História, Manoel Luiz Lima Salgado Guimarães foi um pioneiro nos estudos sobre o desenvolvimento da pesquisa historiográfica no Brasil, contribuindo de maneira decisiva desde o final dos anos 1980 para o estabelecimento de um campo de pesquisa hoje explorado em diversas universidades no país.

Nascido no Rio de Janeiro em 16 de fevereiro de 1952, Guimarães formou-se em história pela UFF e defendeu sua tese de doutorado, "Nação e escrita da História no Brasil" (publicada na Alemanha), em 1987 na Universidade Livre de Berlim. De volta ao Brasil, tornou-se professor da UFRJ e mais tarde da Uerj.

- Foi um artigo dele publicado em 1988 na revista "Estudos históricos" que praticamente lançou a área de estudos da história da historiografia no Brasil - diz Temístocles Cezar, professor da UFRGS e colaborador de Guimarães.

Nos últimos 15 anos, Guimarães combinava o trabalho de historiador e professor com o de consultor científico do Museu Histórico Nacional, onde participou da reformulação das exposições permanentes do acervo da instituição.

- Era uma pessoa que criava um diálogo importantes com historiadores de outros países, e um pesquisador muito ético - diz a diretora do museu, Vera Tostes.

Recentemente, Guimarães organizou para a Editora da Uerj uma coletânea de textos da historiografia brasileira do século XIX, que está para ser publicada. Manoel Luiz Lima Salgado Guimarães morreu nesta terça-feira (27/4) na Clínica São Vicente, onde estava internado há uma semana com câncer no fígado.
(O Globo, 28/4)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.