Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4117

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai lançar um programa de investimentos para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil
Nesta sexta-feira e no sábado, dias 15 e 16, haverá um workshop na sede da Finep, no Rio de Janeiro, para apresentar o Programa 2014-BIS, que também envolve ações para as Olimpíadas de 2016.

No momento em que estão previstos investimentos em infraestrutura e serviços para que o Brasil possa receber estes dois eventos de grande porte, a Finep capitaneia o programa, que envolve atuação mobilizadora e financiamento de projetos de inovação tecnológica voltados para o esporte, um deles ligado à melhoria do desempenho de nossos atletas, o Laboratório Olímpico.

O seminário vai contar com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do ministro dos Esportes, Orlando Silva. O Programa 2014-BIS tem por objetivo desenvolver um conjunto de práticas e investimentos visando proporcionar à sociedade brasileira e aos visitantes um panorama da criatividade, inovação, cultura e sustentabilidade do Brasil. Ao mesmo tempo, contribuir para a realização de uma Copa do Mundo dotada de serviços e tecnologias de alta qualidade e alavancar empresas brasileiras no exterior.

O Laboratório Olímpico, por exemplo, que conta com investimento de R$ 11,5 milhões, será a principal referência em ciências do esporte da América Latina. A partir de sua inauguração, o país passará a ter uma estrutura montada para o acompanhamento e preparação de seus principais atletas, nos moldes do que já é feito pelas potências esportivas mundiais. A ideia é produzir e transferir conhecimento aos treinadores e equipes, gerando recursos humanos qualificados para desenvolver o esporte nacional.

Os investimentos podem chegar a quase R$ 120 milhões, em um primeiro momento, somadas as primeiras propostas para as quais já foram aprovados aportes financeiros, além do programa de Subvenção Econômica - que incorporou um subtema relativo a tecnologias voltadas para a Copa e as Olimpíadas. Para o ano que vem, está previsto ainda o lançamento de um fundo de venture capital diretamente ligado à área de esporte.

A Copa do Mundo de Futebol tem números superlativos. A expectativa é que mais de 3 bilhões de pessoas em todo o planeta assistam a pelo menos um jogo e entre 600 mil e 1 milhão de turistas passem pelo país na ocasião. Além disso, calculam-se cerca de 10 milhões de agregados aos turistas, como parentes e amigos, que de certa forma também participam do evento, mesmo que indiretamente.

Mais do que diversão e exibição de perícia dos atletas, um acontecimento deste porte é uma oportunidade de divulgação e de realização de negócios. Para aproveitar ao máximo esse potencial, o 2014-BIS reunirá uma multiplicidade de atores sociais em torno da tecnologia e da inovação. "O objetivo é criar meios de encantar, surpreender e emocionar o mundo, mostrando que o Brasil é um país criativo e inovador", explica Eduardo Costa, diretor de Inovação da Finep.
(Assessoria de Comunicação da Finep)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.