Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4479

Finep muda procedimentos para pedidos de crédito

Com o objetivo de aperfeiçoar o mecanismo de seleção e avaliação de projetos candidatos a receber apoio financeiro reembolsável, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) criou um novo fluxo operacional de análise dos pedidos de crédito.
Para o cliente, isto significa que, a partir do dia 2 de maio, mudam as informações a serem dadas durante a primeira etapa, por meio de um novo formulário mais detalhado que entra em vigor nessa data.

Será mantido o procedimento atual de análise das propostas em duas fases - a Consulta Prévia (CP) e a Solicitação de Financiamento (SF). Antes, a CP servia basicamente para dizer se a proposta se enquadrava ou não nos critérios da Finep e o detalhamento ficava para a SF, feita apenas para os projetos considerados enquadrados. A novidade é que agora a Finep passará a realizar a análise de mérito na etapa de Consulta Prévia e, portanto, o cliente deverá, já nessa fase, enviar informações mais detalhadas sobre organização e gestão, seus diferenciais competitivos, estrutura de PD&I, a inovação proposta e sua inserção na estratégia empresarial, entre outros dados. Por outro lado, com essa mudança, o formulário de Solicitação de Financiamento será simplificado e seu tempo de análise será menor.

Com o aprofundamento da avaliação na etapa inicial, será reduzida a necessidade de envio de informações complementares das empresas nas fases seguintes e a previsão é que o tempo de análise, contratação e liberação dos recursos caia. Institucionalmente, a Finep passa a ter uma visão melhor de sua carteira, podendo atuar de forma mais seletiva, a partir do melhor alinhamento de suas ações às prioridades estratégicas definidas pelas políticas públicas vigentes.

Vale lembrar aos clientes que já encaminharam consultas que, até 2 de maio, o procedimento será mantido conforme as regras atuais, mas as Solicitações de Financiamento no formulário antigo só serão aceitas até o prazo limite de 90 dias após o enquadramento da antiga CP. As consultas já enquadradas cujas Solicitações de Financiamento não tenham sido encaminhadas até esta data serão canceladas, devendo ser reapresentadas no novo formulário.
(Ascom da Finep)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.