Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4137


Evento, realizado de 17 a 20 de novembro, aborda as origens e os rumos do patrimônio cultural e científico no Brasil
A evolução das políticas de preservação do patrimônio cultural e científico no Brasil é o foco da V Semana do Patrimônio, evento organizado pela Casa de Oswaldo Cruz, de 17 a 20 de novembro, na Tenda da Ciência, campus sede da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro.

O tema que reunirá pesquisadores e profissionais em torno de uma variada programação é "Origens e Perspectivas na Política de Preservação do Patrimônio Cultural e Científico no Brasil".

Representantes do governo e acadêmicos debatem em cinco mesas redondas passagens históricas, como o envolvimento do poeta Mário de Andrade na formulação de políticas públicas sobre o patrimônio nacional; experiências na relação entre patrimônio cultural e divulgação científica; perspectivas para uma política integrada de preservação do patrimônio cultural e científico, entre outros assuntos.

Uma atração reservada especialmente para o evento é a exibição de inéditas versões brasileiras das séries Cultos do Sertão e A Destruição do Índio, com imagens do Brasil, Bolívia e Peru captadas pelo cineasta inglês Adrian Cowell, na década de 1960. A versão brasileira resulta de uma co-produção entre o Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA/UCG) e Casa de Oswaldo Cruz.

No sábado, último dia do evento, atrações diversas convidam os participantes a conhecer o patrimônio cultural da Fiocruz. Serão realizadas visitas guiadas aos edifícios históricos, ecléticos e modernistas do campus; trilhas ecológicas; esquetes teatrais no Castelo Mourisco; oficinas de fotografia e pintura, entre outras atividades.

A programação está disponível no seguinte link:
http://www.coc.fiocruz.br/comunicacao/images/stories/PDFs/semana_patrimonio_2010_prog.pdf
(Assessoria de Comunicação da Casa de Oswaldo Cruz)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.