I Congresso de História e Desporto

 

31 de maio e 1 de junho de 2012

 

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Universidade Nova de Lisboa

Call for papers

 

Organização

Grupo de História e Desporto, do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20.

 

Estrutura

Congresso de cariz internacional, com conferencistas convidados, aceitando-se comunicações em português, inglês, espanhol e francês. 

 

Objetivos

O Grupo de História e Desporto reúne investigadores de diversas instituições com o objetivo de promover a cooperação, a investigação e a divulgação de estudos, assim como a realização de atividades sobre História e o Desporto no contexto nacional e internacional. O interesse pelo Desporto e pela sua História está longe de corresponder, em Portugal, a uma atividade prolífica em termos de iniciativas que promovam a investigação neste campo e o contato entre investigadores, bem como a difusão de conhecimentos e saberes.

O Grupo de História e Desporto assumiu o desenvolvimento de diversas iniciativas, quer a nível editorial quer organizativo, incluindo a realização de um congresso anual. Pretende-se que esse congresso constitua um contributo para a discussão e aprofundamento de matérias ligadas à História e ao Desporto, elegendo anualmente uma determinada linha de investigação que, em 2012, será o Olimpismo.

 

Tema

Em ano de Jogos Olímpicos (Londres-2012) e em que se comemora também o centenário da primeira participação de Portugal numa Olimpíada (Estocolmo-1912), o I Congresso de História e Desporto será dedicado ao Olimpismo, nas suas múltiplas facetas: desportivas, sociais, económicas, políticas, jurídicas, éticas, de género, mediáticas, culturais, organizativas, entre outras.

 

Call for papers

As propostas de comunicação devem ser apresentadas num texto máximo de 500 palavras e ser acompanhadas por três palavras-chave. Os proponentes deverão juntar uma breve nota biográfica, assim como indicar a respetiva filiação institucional e contatos do autor ou autores (email e telefone). Aceitam-se comunicações em português, inglês, espanhol e francês.

 

Endereço para o envio de propostas: historia.desporto@gmail.com

 

Calendarização

. 20 de abril – data limite para a submissão de propostas de comunicações.

. 3 de maio – comunicação sobre a aceitação de comunicações.

. 10 de maio – divulgação final do programa.

 

Valor da inscrição: 25 euros e 10 euros (estudantes)

 

Comissão organizadora

Francisco Pinheiro, CEIS20 da Universidade de Coimbra

João Tiago Pedroso de Lima, NICPRI da Universidade de Évora

Manuela Hasse, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa

Maria Fernanda Rollo, IHC/FCSH da Universidade Nova de Lisboa

Nuno Miguel Lima, IHC/FCSH da Universidade Nova de Lisboa

Rita Nunes, Academia Olímpica de Portugal/Confederação do Desporto de Portugal

 

Para mais informações, consultar:

http://congressodehistoriaedesporto.blogspot.com

www.ceis20.uc.pt  

http://ihc.fcsh.unl.pt/

http://www.facebook.com/ihc.fcsh.unl

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.