O Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (LABELU), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), organizado pela iniciativa de professores e estudantes do curso de História em outubro de 2005, chega à quarta edição de seu Seminário Anual.

 

Como Laboratório que preza pela produção coletiva de pesquisa, o LABELU tem como um de um dos seus objetivos específicos a realização periódica de um seminário, no qual são apresentados o relatório anual de trabalho da equipe e resultados de pesquisa dos membros colaboradores. 

Neste sentido, quatro Seminários já foram realizados na Universidade Estadual de Feira de Santana, desde o ano de 2006 – quando o Laboratório teve o seu projeto aprovado – e um seminário no Centro Universitário de Cultura e Arte, ainda em 2010. 

Os primeiros Seminários seguiram inicialmente um modelo de mesas redondas compostas por pesquisadores do LABELU e debatedores convidados, da instituição – UEFS – e de Universidades próximas, bem como pesquisadores de outros estados que contribuíram com suas reflexões em palestras sobre o Estado, as lutas sociais, os partidos políticos, a História do Trabalho e outros temas de interesse do projeto inicial do LABELU. 

No III Seminário Anual, o LABELU procurou abrir um novo espaço para aproximação entre seus pesquisadores e sua proposta de estudo e pesquisa, nas chamadas “salas de diálogo”, quando comunicações coordenadas de estudantes da graduação de História ou de pós-graduações da UEFS e de outras universidades da Bahia foram apresentadas ao lado de mesas redondas e palestras já existentes no formato anterior do Seminário. 

Naquele momento, o LABELU abria a primeira porta para a consolidação de um novo modelo de trabalho nos eventos de pesquisa, a partir da iniciativa de fundamentar o seminário anual como um importante local de publicidade de pesquisas de graduandos e outros estudiosos interessados em promover interlocução com o tema das Lutas Sociais. 

No ano de 2010, o Seminário Lutas Sociais em Feira  de Santana teve outro formato. Desta vez, o público alvo das mesas redondas – montadas com convidados de diversas áreas de conhecimento – foi a população de Feira de Santana vinculada a instituições de ensino básico, imprensa, produção de memória e outros meios em que se pode encontrar uma diversidade de olhares sobre o passado dos conflitos na cidade. 

Passados cinco anos desde o início do seu funcionamento, o LABELU amadureceu e cresceu. Pesquisas desenvolvidas em seu âmbito resultaram em dissertações de mestrado, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso, além de artigos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos em diversos lugares do país. A experiência de compartilhar questões, fontes, reflexões teóricas e metodológicas presentes nas diversas investigações em curso resultou, por outro lado, na definição progressiva de uma identidade intelectual do grupo  caracterizada pela aproximação entre as problemáticas da História Social do trabalho e dos grupos subalternos e as da História Política.

O IV Seminário do LABELU expressa esse amadurecimento. Por cinco dias, debatedores convidados provenientes de várias universidades do Brasil dialogarão com os pesquisadores do laboratório e com os expositores de comunicações. Três eixos temáticos gerais, que são os eixos das pesquisas do LABELU, organizam as atividades: trabalhadores e grupos subalternos (eixo 1), intelectuais e poder (eixo 2) e Estado (eixo 3). 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.