Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4283

Instituto de Letras da Ufba prepara primeiro volume do Atlas Linguístico do Brasil

Milhares de CDs estão guardados no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Eles contêm gravações que revelam as formas de falar dos brasileiros, coletadas para a confecção do Atlas Linguístico do Brasil (AliB). Resultado de pesquisas que já duram 15 anos, realizadas em 27 estados sob a coordenação de professores do Instituto de Letras, o projeto entra agora em sua fase final: em 2012 será lançado o primeiro volume do AliB.

Ele apresentará diferenças fônicas, morfossintáticas e léxico-semânticas do português falado nas capitais brasileiras. Cerca de 86% da coleta já foi realizada - dos 250 municípios escolhidos para compor o mapa, apenas 35 faltam ser visitados.
De acordo com a professora Jacyra Mota, diretora executiva do projeto AliB, a ideia de um atlas linguístico nacional surgiu em 1952, por um decreto do presidente Getúlio Vargas, que atribuiu à Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, a tarefa da criação de um atlas nos moldes dos existentes na França de 1902 e de Portugal (1932). "Com as dificuldades surgidas no mapeamento nacional, o projeto foi regionalizado. Dessa forma, surgiu na Bahia, em 1963, o primeiro registro linguístico brasileiro, o Atlas Prévio dos Falares Baianos", explica Jacyra.
(Ascom Ufba)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.