Ao construir o Atlas do Esporte no Maranhão deparei-me com a figura do médico Alfredo Salim Duailibe. Não consegui entrevistá-lo! as tres vezes em que foram marcadas as possíveis entrevistas, ele adoeceu. Fiquei sem conversar e registrar sua passagem pelo Serviço de Educação Física, na década de 1940…

Nos jornais de ontem, foi dito que fora Secretário de Educação Física. Não, o que ele fez foi criar o Serviço de Educação Física, na Secretaria de Educação. Médico há pouco formado pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro – 1931/1936 -, retorna ao Maranhão onde assume a enfermaria Santana e o ambulatório de clínica médica, da Santa Casa de Misericórdia (1938/41). Em 1942, é mandado ao Rio de Janeiro, onde se formara, para fazer Especialização em Medicina Esportiva. Em 43, ao retornar, assume o recém-criado Serviço de Educação Física.

mas essa não foi a única perda dessa semana fatídica. Morreram Jeronimo Pinheiro, ex-reitor da UFMA, e Roberto Macieira, ex-prefeito de São Luís, cunhado de José Sarney, e citado como um dos primeiros alunos de Dimas, de natação, ainda nos anos 50/60. Sempre ligado ao esporte maranhense...

ALFREDO SALIM DUAILIBE – Médico, político

1914 – nasceu em 19 de outubro. Foi o primeiro médico maranhense a ingressar em uma Escola de Educação Física com o objetivo de se especializar em Medicina Desportiva.

1931/1936  – cursa medicina na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro;

1938/1941 – médico da enfermaria Santana e do ambulatório de clínica médica, da Santa Casa de Misericórdia;

1942 – cursa especialização em Medicina Esportiva na Escola Nacional de Educação Física;

1943 - fundador e chefe do Serviço de Educação Física do Maranhão;

1944 – professor da Cadeira de Biometria, da Escola Normal do Instituto de Educação

1946 - Diretor Geral de Instrução Pública, Interventoria Saturnino Bello

1946/1950 – provedor da Santa Casa;

1947 – Secretário do Interior e Justiça e Segurança do Maranhão, no Governo Sebastião Archer da Silva;

1947/1950 – membro do Diretório Regional de Geografia do Maranhão

1951/1955 – Deputado Federal

1954/1962 – suplente do Senador Vitorino Freire

1955 – assume a Secretaria de Justiça e Segurança no período em que o Governador Matos Carvalho é impedido de  exercer o cargo de governador

1956/1960 – presidente da LBA do Maranhão

1961/1966 – Vice-governador, governo Newton de Barros Bello

1970/1978 – Suplente do Senador Alexandre Costa

1971/1974 – Secretário do Interior e Justiça e Segurança do Maranhão do governador Pedro Neiva de Santana

1977 – professor de Medicina do trânsito do Curso Básico de Engenharia do Trânsito FESM, IPR-S

-professor catedrático de Histologia e Microbiologia, da Faculdade de Farmácia e Odontologia de São Luís;

- Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra;

- Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Microbiologia;

- membro efetivo e fundador da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Maranhão;

- membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia;

- sócio efetivo, vice-presidente e presidente interino da Liga Maranhense de Combate ao Câncer;

- médico do IPASE;

- médico do Cotonifício Cândido Ribeiro;

- membro do Conselho do Centro da FUM;

- vice-coordenador do Instituto de Ciências Físicas e naturais da FUM;

- professor de Biometria aplicada à Educação Física, FUM;

- Deputado Federal, suplente de Senador, Senador, Vice-governador – tendo assumido o governo do Estado por cinco dias, de 25 a 31 de janeiro de 1966, dando posse ao governador eleito, José Sarney; Foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, atuando também no Curso de Educação Física, como professor, até se aposentar, em 1984.

Fontes - NUNES, Patrícia Maria Portela. MEDICINA, PODER E PRODUÇÃO INTELECTUAL. São Luís : UFMA-PROCIN-CS, 2000; BUZAR, Benedito. VITORINISTAS & OPOSICIONISTAS. São Luís : Lithograf, 2001, p. 55-62; BIGUÁ, Tânia; BIGUÁ, Edivaldo Pereira. Onde anda você ? Dr. Alfredo Duailibe. O ESTADO DO MARANHÃO, São Luís, 26 de abril de 1998, Segunda-feira, p. 4. Caderno de Esportes; BUZAR, Benedito. Alfredo Duailibe ao oitenta anos: vitorinista, graças a Deus. O ESTADO DO MARANHÃO, São     Luís, 16 de outubro de 1994, Domingo, p. 20-21. Caderno Alternativo.

Da entrevista com Cel. Eurípedes Bezerra:

L – Vamos voltar um pouquinho mais… em 43, o doutor Alfredo Duailibe é formado em educação MEDICINA ESPORTIVA …

E – Formado em educação física médica, junto com Laura Vasconcelos, formado no Rio de Janeiro; quando ele chegou, eu convidei ele para ser médico do Marista, reivindiquei ao Marista e o Marista convidou ele, e ele ficou como médico especializado de educação física fazendo os exercícios… Exercícios não, exames biométricos; eu fazia os práticos e ele fazia o exame biométrico e dava para mim, eu tenho a relação de todos os alunos daquela época. Muito bonito isso que eu vejo…( ? )… no passado.

L – Ele é convidado pelo prefeito da época, e ele cria o serviço. Ele foi indicado pelo prefeito para ir, no governo de Paulo Ramos, e na volta, ele presidiu o serviço de educação fisica; o senhor lembra dessa época quando, em 1943, foi criado o serviço de educação fÍsica do Departamento de Instrução do Governo do Estado?

E – Lembro, lembro, me lembro muito bem … chamaram a Mary Santos, chamaram a Lenisse.

L – Lenisse de que, o senhor lembra?

E – Mary Santos era a chefa

L – Mary Santos foi depois do Alfredo Duailibe, e quem criou o serviço e foi o primeiro diretor foi Alfredo Duailibe…

Fonte:  VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; ARAÚJO, Denise Martins; VAZ, Delzuite Dantas Brito. QUERIDO PROFESSOR DIMAS (Antonio Maria Zacharias Bezerra de Araújo) e a Educação Física maranhense – uma biografia (autorizada). São Luís : (s.e.), 2003. (Inédito) –

Morreu, no início da tarde deste sábado (24), o médico e ex-vice-governador do Maranhão, Alfredo Salim Duailibe. Ele tinha 96 anos e morreu no hospital UDI, em São Luís, em decorrência de uma pneumonia.

Filho dos emigrantes árabes Salim Nicolau Duailibe e Linda Saddy Duailibe, Alfredo Duailibe cursou seus estudos nos colégios Liceu Sagrado de Jesus e Liceu Maranhense, e formou-se no curso de Medicina na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.

Alfredo Duailibe exerceu os cargos de vice-governador na gestão de Newton de Barros Bello, entre os anos de 1961 e 1966; secretário da Educação Física, secretário do Interior e Justiça e Segurança do Maranhão na gestão de Pedro Neiva de Santana, entre os anos de 1971 e1974; suplente do senador Alexandre Costa, entre os anos 1970 e 1978; deputado federal de 1951 a 1955; e senador pelo Maranhão de 1955 a 1962.

Períodos Legislativos da Quarta República – 1959-1963

  •  Senador Alfredo Duailibe
     Alfredo Salim Duailibe - Nascimento: 19/10/1914
       Natural de: São Luís   - MA

       Filiação: Salim Nicolau Duailibe e   Linda Saddy Duailibe

      Histórico Acadêmico Primário: Liceu Sagrado de Jesus;  Secundário:      Liceu Maranhense; Medicina : Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil
        Médico Nutrólogo     

      Cargos Públicos
        Secretário da Educação Física     
        Secretário do Interior     

      Mandatos
        Deputado Federal  –       1951 a 1955
        Senador  –       1955 a 1962

      Trabalhos Publicados
        - Dispepsia intestinal fermentativa – 1940.

         Pronunciamentos

         Proposições

In “HERANÇAS POLÍTICAS” NO RIO GRANDE DO SUL E NO MARANHÃO – Igor Gastal Grill in Ciências Humanas em Revista – São Luís, V.5, n.2, dezembro 2007 - 

 “Alfredo Salim Duailibe é filho de um comerciante libanês radicado no início do século XX em São Luís Gonzaga (antes Ipixuna), além de “afilhado” e “herdeiro” de outro comerciante e líder político da localidade. Formou-se em medicina na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro. Como médico, atuou inicialmente em seu consultório particular. Posteriormente foi diretor do Serviço de Educação Física do Maranhão e do Departamento de Instrução Pública. Vinculado à grande liderança estadual, Vitorino Freire, na seqüência foi secretário do interior, justiça e segurança. Elegeu-se deputado federal em 1950, suplente de senador em 1955, retornou à secretaria em 1955 e em 1960 chegou ao cargo de vice-governador. Já no período de domínio da política estadual por parte de José Sarney, em 1970, novamente foi eleito suplente de senador (1971-1978) e pela terceira vez foi convidado a ocupar a secretaria do interior, justiça e segurança. Vários “descendentes” ocuparam importantes cargos políticos nos governos eleitos nas últimas décadas.”

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.