Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4244



A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, entrega hoje (26) o Prêmio Mulher Cientista, concedido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern).
Na categoria Pesquisadora Sênior, para profissionais com mais de 10 anos de atuação, a contemplada foi Técia Maria de Oliveira Maranhão. Como Jovem Pesquisadora foi agraciada Tirzah Braz Petta Lazus.

Técia Maranhão é especialista na medicina da mulher e da saúde comunitária no estado; ocupou ou ocupa posições em comissões de abrangência nacional, entre as quais a Comissão Nacional do Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Conselho Editorial da Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Comissão Nacional Especializada de Saúde Comunitária. A homenageada também tem dedicação à Pesquisa e Pós-Graduação na UFRN e lidera atividades de extensão social, sendo coordenadora do Programa de Extensão Pró-Natal-Assistência à Saúde Reprodutiva no Bairro de Felipe Camarão.

Jovem Pesquisadora - Com atuação na Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer e na UFRN, Tirzah Lazus teve como justificativa da comissão julgadora o estabelecimento de uma rede de aconselhamento genético no RN para detecção precoce do câncer de mama hereditário, com intuito de desenvolver o diagnóstico biomelecular e para execução de tratamento profilático; atuação na área de geologia médica, avaliação em diagnóstico do agente carcinogênico nos solos, águas e atmosfera de habitação na região de equador, ao nível de prevenção de doenças, compreendendo ações de ensino, pesquisa e extensão.

A pesquisadora atua ainda na avaliação e monitoramento da radioatividade natural relacionada à presença de radônios e seus descendentes em áreas de extração de petróleo, de modo, a fornecer subsídios às empresas para gestão da saúde pública e ambiental e a prevenção de doenças relacionadas à radioatividade; e estuda a frequência de tumores de mama caracterizados como triplo negativo entre mulheres jovens e menopausadas no estado.

A comissão julgadora recomendou, ainda, o título de Menção Honrosa para a professora Selma Maria Bezerra Jerônimo. Ela tem trabalho de pesquisa em Natal de leishmaniose visceral, desenvolvido no Hospital Giselda Trigueiro.
(Tribuna do Norte-RN)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.