Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4065

Pesquisadora ressalta na 62ª Reunião Anual da SBPC que mulheres ainda encontram dificuldades em conciliar o crescimento na carreira com a maternidade e o casamento
As mulheres são mais da metade das bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no país. Quando se trata dos cargos mais altos de ciência e tecnologia, elas perdem para os homens. A constatação é da professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alice Abreu.

A pesquisadora relata que, apesar de quatro brasileiras já terem recebido o maior prêmio de pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os homens chefiam os principais cargos no setor.

"Temos pessoal qualificado. É algo a se analisar. São processos que a gente tem de entender e como essas escolhas são feitas", afirmou, ao participar da 62ª Reunião Anual da SBPC.

Os mais recentes estudos nacionais e internacionais revelam que as brasileiras preferem as ciências biológicas e sociais. De acordo com dados da professora, nessas áreas, o sexo feminino representa mais de 50%. Já nas ciências exatas e na engenharia, elas não chegam a 40%.

Para a pesquisadora, os estereótipos impostos a ambos os sexos podem explicar a preferência delas. "Certamente, isso se dá na infância [escolha da área científica]. É um tipo de curiosidade individual. É necessário cumprir o estereótipo nessa época. A menina só pode brincar de boneca e o menino brincar de carrinho e desmontar o brinquedo. Não está nas normas, por exemplo, a garota arrancar a cabeça da boneca", brinca.

Outro diagnóstico mundial é que as mulheres ainda encontram dificuldades em conciliar o crescimento na carreira com a maternidade e o casamento. Essa é uma das explicações para o fato de serem maioria no período da iniciação científica e desse percentual reduzir à medida que as pesquisas passam a exigir dedicação e alta qualificação. "A maioria das grandes cientistas do mundo é solteira ou casada com outros pesquisadores", disse.
(Informações da Agência Brasil)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.