Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 4550
1. 25 mil pessoas participaram da Reunião Anual da SBPC no Maranhão

Público encerra as atividades da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) cantando parabéns para os 400 anos de São Luís. Durante a última semana, a capital maranhense foi a cidade da Ciência. Pernambuco sediará o evento em 2013.
"Um sucesso", foi a avaliação da presidente da SBPC, Helena Nader, ao encerrar a 64ª Reunião Anual na noite de sexta-feira (27), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). De 22 a 27 de julho, cerca de 25 mil pessoas circularam pelo campus da universidade.

De acordo com os dados oficiais, houve 11.912 inscritos, de 700 cidades de todos os estados brasileiros. Com o tema central "Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para enfrentar a pobreza", foram realizadas 55 mesas redondas, 48 conferências, 46 minicursos, três sessões especiais, cinco assembleias, três encontros, um treinamento e uma reunião de trabalho. Além disso, foram apresentados 4.009 trabalhos científicos ao longo da semana.

Em sua fala de encerramento, Helena agradeceu o trabalho dos organizadores, diretores e funcionários da SBPC e da UFMA, patrocinadores e dos coordenadores das comissões setoriais pelo empenho na realização das centenas de atividades. "A SBPC foi abraçada por São Luís, em toda a cidade sentimos isso", destacou.

Para a secretária geral da SBPC e coordenadora da Reunião Anual, Rute Andrade, "os números são significativos mas o mais importante foi a densidade do que se viu aqui nesses dias, o quanto foi proveitosa a troca entre a ciência e os saberes tradicionais. Para resumir o resultado da Reunião, Rute citou a fala de um indígena em um dos debates realizados: "Acredito na convivência e na diversidade de ideias".

Em uma avaliação muito positiva, o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da universidade e de sua responsabilidade social com a comunidade do estado. O reitor também destacou a participação do público jovem nas atividades e exaltou a relevância da Reunião Anual da SBPC para a ciência nacional. "O evento fortalece cada vez mais as sociedades cientificas que têm um papel tão relevante para a condução do destino da ciência e da melhoria da educação brasileiras".

Presenças - Estavam presentes na mesa da solenidade de encerramento a diretora da SBPC, Regina Pekelmann Markus, a secretária da SBPC, Edna Maria Ramos de Castro, o secretário José Antonio Aleixo, o secretário regional da SBPC no Maranhão, Luis Alves Ferreira, a secretária regional da SBPC em Pernambuco, Rejane Nogueira e o vice-reitor da UFMA, Antonio Silva Oliveira.

Homenagem - Na ocasião, a SBPC e a UFMA entregaram uma placa de homenagem à Maria Marlúcia Ferreira Correia, sócia pioneira da entidade no Maranhão. A professora de Oceanografia da UFMA foi conselheira da SBPC, duas vezes ocupou a secretaria regional no Maranhão e é uma das grandes responsáveis pela fixação geográfica da SBPC no estado, criando o espaço da secretaria regional da SBPC no Maranhão. A homenagem, recebida por Antonio Rafael da Silva é um reconhecimento por sua dedicação à ciência, ao estado e à entidade desde 1965.

Com um chapéu de cangaceiro, típico da região, Helena Nader falou do projeto Memória SBPC, que será construído na sede da entidade em São Paulo, com um espaço de exposição de artigos, fotos e registros que contam sua trajetória de mais de 60 anos. "E esse chapéu estará lá como lembrança desta reunião tão especial", adianta. Ela encerrou a solenidade puxando um coro de "Parabéns para você" para São Luís, que completa 400 anos no próximo dia 8 de setembro.

Próxima parada - Ivan Vieira de Melo, representando o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anísio Brasileiro, parabenizou a UFMA pelo êxito da Reunião, destacando o trabalho em equipe. A UFPE será a sede da Reunião Anual da SBPC em 2013. "Pernambuco os espera de braços abertos. Será uma honra", convidou.
(Jornal da Ciência)
 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.